Armas quimicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Uma arma química é qualquer arma que utiliza um composto químico produzido para matar pessoas. A primeira arma química usada em batalha foi o gás cloro, que queima e destrói os tecidos dos pulmões. Produtos com cloro são fáceis de serem encontrados. A maioria dos sistemas de tratamento de água municipais usa cloro atualmente para matar bactérias e é muito fácil produzi-lo a partir dosal de cozinha. Na Primeira Guerra Mundial, o exército alemão liberou toneladas desse gás para minar o inimigo.

As armas químicas modernas costumam se concentrar em agentes com poder letal muito maior, o que significa que é necessária uma quantidade muito menor de composto químico para matar o mesmo número de pessoas. Muitas delas utilizam compostos encontrados nos inseticidas. Basicamente,quando você borrifa um produto químico no jardim ou na grama para controlar os insetos, está "travando uma guerra química" contra eles.
Muitos costumam imaginar uma arma química como uma bomba ou um míssil que libera compostos altamente tóxicos sobre uma cidade (por exemplo, no filme "A Rocha", terroristas tentavam lançar um míssil carregado com o composto VX, uma toxina que ataca o sistemanervoso). Mas em 1995, o grupo Aum Shinrikyo liberou gás sarin (que atua no sistema nervoso) no metrô de Tóquio. Milhares ficaram feridos e 12 pessoas morreram sem que houvesse qualquer bomba ou míssil gigante envolvido. Tudo de que os terroristas precisaram foi de pequenas bombas que explodissem e liberassem o gás no metrô.
Gás mostarda
O gás mostarda faz parte de um grupo de compostos, os denominados,mostardas de enxofre. Todos os mostardas de enxofre possuem dois grupos cloroetila (-CH2CH2-Cl) ligados a um átomo de enxofre, alguns compostos podem apresentar átomos a mais de oxigênio ou enxofre na estrutura.

O gás mostarda é uma substância incolor, líquida, oleosa, muito solúvel em água e muito tóxica. Na forma impura, o gás mostarda se apresenta na coloração amarela. Este líquido possuigrande volatilidade, à temperatura ambiente (25°C), podendo ser utilizado de maneira perigosa, nesta temperatura.
PROPRIEDADES FÍSICAS
Temperatura de fusão: 13°C;
Temperatura de ebulição: 216°C;
Densidade: 1,274 g/mL.

Ele é pouco solúvel em água e muito solúvel em gorduras e lipídios.
Este composto é um veneno mortal, que provoca graves ulcerações e irritações na pele, nos olhos e nosistema respiratório, além de lesões neurológicas e gastrointestinais e destruição de tecidos e vasos sanguíneos.
Uma pessoa contaminada com gás mostarda, pode sentir os sintomas em pouco minutos, dependendo da concentração a qual foi exposta.
Antídotos
Quando ele reage com o cloro, ou NaOCl, ou ainda, Ca(OCl)2, ocorre a formação de compostos atóxicos. Sendo estas, reações para uma possíveldescontaminação ou desativação do composto.
O gás mostarda foi utilizado durante a 1ª Guerra Mundial e em lutas militares na Etiópia, em 1936. Os Estados Unidos produziu e estocou uma grande quantidade deste composto, desde a 2ª Guerra Mundial.

Gás sarin
O Sarin é um composto utilizado como arma química, pertencente ao grupo dos gases de nervos, ou seja, organo-fosforados, altamente tóxicos, que atuamno sistema nervoso central, inibindo a ação da enzima acetilcolinesterase, que possui ação importante na transmissão de impulsos nervosos.
Os gases de nervos mais conhecidos são: Sarin, VX, Soman, Tabun.

Propriedades físicas
Temperatura de fusão: -57°C;
Temperatura de ebulição: 147°C;
Densidade: 1,10 g/mL.
O Sarin é uma substância líquida, muito tóxica, solúvel em água e com odoradocicado. Sua fórmula molecular é C4h60FO2P.
O Sarin, como dito, é altamente tóxico e pode ser absorvido pela pele, pelos olhos, ingerido ou inalado. Minutos após à sua exposição, uma pessoa pode morrer.
Ao ser contaminada por Sarin, uma pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: vômito, sudorese (suor excessivo), dificuldade respiratória, náuseas, dores de cabeça, fraqueza e espasmos musculares....
tracking img