Armas de fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funciona um colete à prova de bala?
O princípio é o mesmo dos coletes de aço que defendiam o peito dos guerreiros antigos contra flechas e espadas: proteger o tórax com um material resistente o suficiente para deformar a arma do agressor antes que ela o atravesse. A diferença é que balas de revólveres, pistolas e fuzis são bem mais poderosas que as lâminas de antigamente. A solução foidesenvolver novos materiais que combinassem resistência e leveza - como o kevlar, criado na década de 1960 - para que o colete não ficasse muito pesado. Cada novo modelo passa por vários testes para classificá-lo segundo um padrão internacional, de acordo com níveis que representam proteção contra um tipo de armamento. O curioso é que os coletes de polícia são mais resistentes que os militares, porqueo que mais mata em guerras são fragmentos de bombas, menos penetrantes que tiros. O militar, por outro lado, cobre uma parte maior do tronco e o pescoço. Seja qual for o tipo, um colete só pode deformar 4,4 cm depois de alvejado para ser considerado seguro.
Corpo fechado Balas param em material mais resistente que o aço
CAMADA EXTERNA
Do lado mais externo do colete, uma capa de náilon"empacota" as camadas à prova de bala e impede a entrada de suor. A capa externa de tecido segura o material à prova de bala e veste o tórax da pessoa. As tiras de velcro permitem que o mesmo colete vista pessoas de tamanhos diferentes
O NÚCLEO DE KEVLAR
O miolo do colete é o que confere segurança a quem o veste: ele é feito de kevlar, tecido sintético de uma fibra leve e super-resistente chamadaaramida. Como o kevlar é um tecido, suas fibras podem ser costuradas e são cinco vezes mais resistentes que o aço
COLETE APROVADO
Quando a bala encontra um colete resistente, sua força de impacto se dilui numa área grande. O colete se deforma (enverga até 4,4 cm para trás), retendo a bala. A pessoa, salva, sente o impacto como um soco.

Colete de segurança rígido
Os coletes de segurança modernossão divididos em duas categorias principais: coletes de segurança rígidos e coletes de segurança macios.
O colete de segurança rígido, feito com placas cerâmicas ou metálicas grossas, funciona basicamente da mesma maneira que as armaduras de ferro usadas por cavaleiros medievais: é rígida o suficiente para que uma bala ou outra arma seja desviada. Ou seja, o material do colete deflete a bala com amesma força (ou quase a mesma força) com que a bala atinge o colete e assim ele não é penetrado.
O colete de segurança macio é um conceito bastante misterioso: como uma roupa macia consegue parar as balas? O princípio é, na verdade, bem simples. No seu interior, o material à prova de balas é apenas uma redemuito resistente.
Para ver como isto funciona, imagine um gol de futebol. A rede do gol éformada por várias seções de cordão, entrelaçados entre si e fixados na estrutura da trave. Quando você chuta a bola de futebol para dentro do gol, ela possui uma determinada quantidade de energia, na forma de inércia, para frente. Quando a bola atinge a rede, ela empurra para trás as linhas de cordões em um ponto específico. Cada cordão se estende de um lado da estrutura ao outro, dispersando aenergia do ponto de impacto sobre uma área ampla.
A energia é dispersa ainda mais porque os cordões estão entrelaçados. Quando a bola empurra uma linha horizontal de cordão, este puxa cada cordão vertical entrelaçado. Esses cordões, por sua vez, puxam todos os cordões horizontais conectados. Desta forma, a rede inteira absorve a energia cinética da bola, independente de onde a bola a atinja.
Sevocê colocasse um retalho de material à prova de balas sob ummicroscópio poderoso, veria uma estrutura similar. Longos fios de fibra são entrelaçados para formar uma rede densa. Uma bala percorre distâncias a uma velocidade muito mais rápida que uma bola de futebol, é claro, portanto a rede precisa ser feita de um material mais resistente. O material mais famoso utilizado em coletes de segurança...
tracking img