Armas da primeira guerra mudial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Grande Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial Conflito armado, também chamado Guerra Européia ou l Grande Guerra. Irrompeu a 28- Vll- 1914 entre o império austro- húngaro e a Sérvia, logo se alastrando pela Europa e pelo mundo, e reunindo na luta, de um lado, as chamadas Potências Centrais, em especiais a Alemanha, o império austro- húngaro e a Turquia; e, de outro, os "Aliados”,principalmente o Reino Unido, a França, a Rússia, a Itália e, mais tarde, os EUA.
Causas e antecedente As causa da I Guerra Mundial estão principalmente na rivalidade comercial entre os grandes Estados europeus do século XIX. A ruptura do processo começou a tomar forma na coalizão dos pequenos Estados Germânicos da Europa Central no império germânico, sob Otto Von Bisnamarck, que se lançou a umaagressiva política de expansão. Para manter a hegemonia Alemã, orientava-se a diplomacia de bismar pelo propósito de isolar a França. De 1873 a 1882, promoveu alianças e acordos com a Áustria, à Rússia e a Itália, destacando-se a chamada Tríplice Aliança germano-austro-italiana (1882) de caráter defensivo, com prazo de validade de 5 anos (várias vezes renovadas). Mantinha-se Inglaterra em seu"esplêndido isolamento". Tinha más relações com a França, que se via, assim, também inteiramente isolada. Ascendendo Guilherme II ao trono da Alemanha, afastou Bismarck, modificou a política alemã e recusou renovar o pacto com a Rússia. Isso levou o czar Alexandre II a vencer sua antipatia pelo regime republicano e assinar, em 1893, o tratado de aliança franco-russo, reforçado por convenção militarsecreta e pela ação do ministro francês Delcassé melhorou a situação política da França, e processou-se a reconciliação com a Itália, através de um tratado de comércio, um acordo colonial e um acordo político (1898-1902). A Inglaterra, após tentar em vão aproximar-se da Alemanha, alarmou-se com o programa naval e comercial do kaiser e voltou-se para França, com ela firmando o acordo de 1904, sobre oEgito e Marrocos. Guerra nos Bálcãs (1914-1917). O sudeste europeu foi palco de uma série de manobras diplomáticas, elevadas a efeito tanto pelos aliados quanto pelos poderes centrais, com objetivo de atrair os países balcânicos. Finalmente, em outubro de 1915, em seguida ao desembarque das forças anglo-francesas em Celômica e ao ataque alemão à Sérvia, a Bulgária ingressou no conflito,apressando-se a coadjuvar os exércitos alemães na ofensiva. Após uma semana de luta os búlgaros pediram um armistício, que se consumou no dia 30-IX. A Grécia, a princípio vacilante, terminou por unir-se às forças aliadas (junho de 1917).
A primeira guerra mundial teve elementos marcantes e diferentes de todas as outras guerras, foi praticamente um enorme campo de teste de novas e estranhas armas,doutrinas, e conceitos que pertenduraram por todo o século 20. Foi na primeira guerra que a produção bélica entrou em produção industrial em larga escala um dos itens mais produzidos foram as granadas de Mao e morteiros instrumentos usados para acusar posições estratégicas e o emprego de metralhadoras leves para acompanhar os assaltos da infantaria. Acima de tudo, foi o inicio do uso de armas químicasfazendo com que a primeira guerra ainda mais sangrenta. Mesmo com todos os avanços armamentista da primeira guerra tinham nela traços dos grandes conflitos medievais, tais como o uso da cavalaria que era uma das grandes forças táticas em guerras anteriores, forças essa aniquiladas pelas metralhadoras automáticas e os estranhos e grandes tanques de guerras. Os cavalos foram dando lugar às outrasarmas mais potentes e mais mortais.
A cavalaria deu origem à outra a ordem dos aviadores que de início eram do alto escalão da cavalaria, os vilões foram bastante ridicularizado no inicio por acharem que não iria dar certo em combate por isso foram usados para missões de reconhecimento e espionagem, devido ao grande numero de encontro com aviões inimigos os pilotos começaram a levar consigo...
tracking img