Aritigo wifi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



Um grande advento tecnológico de nossos tempos tem sido a mobilidade ou seja o fato de uma pessoa ter acesso a recursos de comunicação e computação em qualquer local onde ela esteja (GAST, 2002). A mobilidade facilita nossa vida e o maior exemplo disto e o uso do telefone celular. Outros equipamentos também permitem o acesso a informação como os PDAs, Laptops, rádios eTVs digitais via satélite. Como seria de esperar esta mobilidade chegou às redes de computadores com a tecnologia das redes sem fio. As redes sem fio apresentam a vantagem da mobilidade aliada ao baixo custo e a facilidade de instalação. É comum encontrar pontos de acesso à Internet nos aeroportos, shopping centers, lanchonetes, etc. Haverá um dia em que as redes sem fio com alcance em toda acidade serão uma realidade facilitando assim a vida das pessoas que não mais precisarão ligar seu laptop ou outro equipamento de comunicação em um ponto fixo através de um cabo físico. Redes sem fio são similares às redes convencionais com fio sendo que a diferença está no fato de substituir o fio por uma ligação através de ondas de rádio ou infravermelho. Diversas tecnologias de redes sem fio sãoutilizadas mas discutiremos a mais utilizada e que está em franca expansão que são as redes padrão 802.11b. As redes padrão 802.11b, também conhecidas como Wi-Fi, utilizam ondas de radio nas freqüências de 2,4 MHz ou 5 MHz, teem baixo custo de implantação e estão tornando-se cada vez mais populares. Discutiremos neste trabalho esta tecnologia, suas vantagens e desvantagens e a segurança das redesWi-Fi.



1.1 Objetivos



As redes sem fio estão presentes nos locais de trabalho, residências, escolas, aeroportos e atualmente são uma das mais importantes tecnologias para acesso a Internet e a computadores ligados em rede. Embora a tecnologia e padrões para redes sem fio tenham sido desenvolvidas na década de 1990, uma classe de padrões tem se destacado cada vez mais: a redesem fio padrão IEEE 802.11b também conhecida como rede Wi-Fi. Este trabalho pretende dar uma visão geral sobre as redes Wi-Fi e mostrar que estas redes são a melhor opção para o acesso à Internet seja para uso público ou privado.


alt







Figura 1: Emblema do padrão Wi-Fi.





2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



É de fundamental importância o estudo das ondaseletromagnéticas e radiofreqüências para entender o mundo das redes sem fio. Neste capítulo faz-se uma introdução sobre ondas eletromagnéticas e radiofreqüências.



2.1 Ondas eletromagnéticas



Ondas eletromagnéticas são produzidas pela oscilação de um campo elétrico e um campo magnético, exemplos de ondas eletromagnéticas são as ondas de rádio, de televisão, microondas, Luz, raiosgama e raios X e outras mais. As ondas eletromagnéticas não precisam de um meio de propagação, logo podem propagar-se tanto no ar quanto no vácuo. As principais características das ondas eletromagnéticas são freqüência, comprimento de onda e amplitude (Ouellet, 2002).



2.2 Freqüência



A freqüência diz respeito ao número de ciclos por segundo com a qual a onda oscila. Assimem uma freqüência de 1000 ciclos por segundo a onda oscila 1000 vezes no intervalo de um segundo. Ondas de rádio utilizadas nas redes Wi-Fi oscilam 2.400.000.000 vezes por segundo. Denominamos um ciclo por segundo de Hertz (abreviação Hz) e para não ficarmos escrevendo muitos zeros fazemos uso de multiplicadores (k para mil vezes, M para um milhão de vezes e G para um bilhão de vezes). Assimdizemos que as ondas utilizadas em redes Wi-Fi teem uma freqüência de 2,4 GHz (gigahertz).



2.3 Comprimento de onda



Diz respeito à distância entre dois picos consecutivos de uma onda. Comprimento de onda e freqüência são inversamente proporcionais, assim para freqüências maiores temos comprimentos de onda menores e vice-versa. Podemos relacionar comprimento de onda com...
tracking img