aritgo dislexia

2967 palavras 12 páginas
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Segundo Sara Pain (1985) e Piaget (1997), é importante conhecer o crescimento e o desenvolvimento básico da criança, porque o nível do desenvolvimento físico estabelece limites sobre os tipos de interações que ela poderá ter com o meio ambiente, e também porque seus sentimentos em relação ao próprio corpo, podem afetá-la de maneira significativa aspectos emocionais e cognitivos.
O desenvolvimento físico ocorre de maneira muito rápida durante o primeiro ano de aumento no ritmo, tanto no crescimento como no desenvolvimento físico.
Músculos e ossos desenvolvem-se em padrão semelhante ao crescimento físico, com aumento da densidade muscular e comprimento das fibras. Durante os primeiros anos, os ossos enrijecem-se em sequência, primeiro os das mãos e braços e então os dos pés e pernas.
Apesar da criança nascer com algumas atitudes como os reflexos, por exemplo, a maturação é o mais importante processo ligado a todo o crescimento e desenvolvimento físico, embora seja necessária alguma prática na manutenção do organismo,por exemplo, as crianças que sofrem severas restrições quanto ás oportunidades de movimentação, de alimento, de afeto, etc,podem apresentar consideráveis retardos no desenvolvimento motor, físico, emocional e intelectual.
Na adolescência, a influência dos hormônios é muito importante, como o adolescentes, quando alguns podem atingir a puberdade de quatro a cinco anos mais cedo que seus companheiros.
O desenvolvimento precoce ou tardio exerce um impacto muito forte sobre o relacionamento que o adolescente tem com seus companheiros. Em geral os que se desenvolvem mais rápido, tendem a liderar em seus grupos.
A autora adverte que a prontidão física da criança não garante o que ela aprenderá. Na maioria dos casos é uma condição necessária, mas não suficiente, e isto não deve ser esquecido em nenhum momento do trabalho com crianças, não importando a idade que nossa referimos.
Desenvolvimento Mental
Toda criança nasce com uma

Relacionados