Aristrocatas e plebeus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Paraná
Artes Visuais – Licenciatura
Fundamentos do Ensino da Arte
Profª Consuelo

Bruno Ferreira de Souza
Aristocratas e Plebeus

* A arte sempre foi tida comoobjeto de apreciação e estudo da classe dominante, assim como a educação formal, o ler e escrever. Quando passou a ser acessível a toda uma população, o ensino não tinha como objetivo propor esse "lazer"ou "ócio criativo" das classes dominantes para as classes desfavorecidas por terem como prioridade o ensino básico de ler e escrever.
* Um grande motivo para a inferioridade da educação artísticanas escolas brasileiras é a equivocada ideia ainda presentes de arte como subjetividade, dom, talento, e toda a irracionalidade que as outras diciplinas não carregam, restringindo o acesso àexperimentação, à busca ao estudo da arte.
* O fazer artístico, o entender da obra, a sensibilidade, a apreciação e expressão são elementos construídos e explorados no ensino da arte. o mistério não existemas o desenvolvimento dessas práticas.
* Qualquer pedagogia, inclusive no domínio artístico, deve ser explorada no âmbito racional.
* O racional é o caminho para a democratização da arte.* Afirmar que o ensino da arte consiste no irracional e místico, na verdade, é mostrar uma desestruturação na aplicação do ensino da arte como um estudo racional aprendível.
* O ensinotradicional de arte paca no engessamento da proposta, do método e do resultado dos trabalhos dos alunos, sendo substituído pelo ensino liberal, que propõe, opondo-se por inteiro ao ensino tradicional, aliberdade de escolha do aluno ao produzir seu trabalho, valorizando as diferenças de pensamentos, técnicas e opções de cada um. Porém, tal ensino peca ao dar uma liberdade que não é livre, levando em contaque a construção de leituras e técnicas são dispensáveis, dando ao aluno uma possiblidade tão grande que ele não consegue alcançar por não ter os recursos necessários para tal.
* “O problema,...
tracking img