Aristotoles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aristóteles - “Um dos maiores filósofos de todos os tempos”

Filosofo grego, nascido em Estagiaria, na Macedônia, em (384 a.C.) e morreu em (322 a.C.). Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade têm influenciado significativamente na educação e nos pensamentos ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram tambémna teologia medieval da cristandade. Foi ao lado de Platão, um dos mais expressivos filósofos gregos da antiguidade. Há informações de que teria escrito mais de uma centena de obras, sobre os mais variados temas, das quais restam apenas 47, embora nem todas de autenticidade comprovada.

Biografia e linha de pensamento filosófico

Filho de Nicômaco, médico do rei da Macedônia,provavelmente herdou do pai o interesse pelas ciências naturais, que se revelaria posteriormente em sua obra. Aos 18 anos foi para Atenas, onde conheceu Platão, ingressou na Academia de Platão tornando seu discípulo, onde permaneceu cerca de vinte anos, com uma atuação crescente expressiva. Com a morte de Platão, a destacada competência de Aristóteles o qualificava para assumir a direção da Academia. Seunome, entretanto, foi preferido por ser considerado estrangeiro pelos atenienses.
Decepcionado com o episodio, deixou a Academia e partiu para a Ásia Menor. Pouco depois foi convidado por Felipe II, rei da Macedônia, para ser professor de seu filho Alexandre. O relacionamento dos dois foi interrompido quando Alexandre assumiu o império macedônico em 340 a.C..
Aristóteles foi viver emAtenas por volta de 335 a.C., fundando em Atenas sua própria escola filosófica conhecido por Liceu, voltado para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filósofos baseavam experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Neste local permaneceu por doze anos.
Com a morte em 232 a.C., de Alexandre, o sentimentos anti macedônicos ganharam grande intensidade em Atenas. Devido a suanotória ligação com a corte macedônia, Aristóteles passou a ser perseguido. Foi então que dissídio abandonar Atenas, dizendo querer evitar que os atenienses “pecassem duas vezes contra a filosofia” (a primeira vez teria sido com Sócrates).
Apaixonado pela biologia dedicou inúmeros estudos das ciências naturais e à classificação dos seres vivos. Tendo em vista a elaboração de uma visão científicada realidade, desenvolveu a lógica para servir de ferramenta do raciocínio.
Segundo Aristóteles, a finalidade básica das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais. Assim, tudo o que vemos, pegamos, ouvimos e sentimos tinha realidade para Aristóteles.
Por isso, rejeitava a teoria das idéias de Platão, segundo a qual transmitidapelos sentidos não passam de distorções, sombras ou ilusões da verdadeira realidade existente no mundo das idéias. Para Aristóteles, a observação da realidade por nossos sentidos leva-nos à constatação da existência real de inúmeros seres individuais, concretos, mutáveis
Seus estudos filosóficos baseavam experimentações para comprovar fenômenos da natureza;
• Valorizava ainteligência humana, como única forma de alcançar a verdade;
• Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos seus discípulos;
• Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento, Políticos, Lógica, Moral, Ética, Pedagogia, Metafísica, Didática, Poético, Retórica, antropologia, psicologia e Biologia;
• Valorizava a educação e a considerava uma das formasde crescimento intelectual e humano.
Sua grande obra e o livro Organon, que reúne parte de seus pensamentos (Livros de lógica)

Quatro Causas dos Seres

Quando falamos de uma semente que se transforma em árvore e em um anel que se converte em corrente, estamos nos referindo a duas classes distintas de seres.
No primeiro caso temos um ser natural, no qual a mudança ocorre por...
tracking img