Aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerações sobre a ética aristotélica

Aristóteles, foi um grande filosofo grego, nasceu em Estagira, colônia grega da Tracia, no litoral setentrional domar Egeu, em 304 a.C. Aos dezoito anos foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, ate a morte do Mestre Platão. Nesseperíodo estudou também os filósofos pré- platônicos, que lhe foram uteis na construção do seu grande conhecimento.
Ele foi o grande sistematizador da ciênciaocidental e é o fundador da ética como ciência prática. A ciência aristotélica é a ética aplicada e não a ciência abstrata. A ética aristotélica é do bom senso,fundada nos juízos morais do homem, como o bom virtuoso, que tem uma disposição de alma no sentido da prática do bem, disposição esta que nunca é natural, mas sempre,estabelecida por meio de um processo educativo adequado. Ela é teleológico onde Aristóteles interpreta a ação humana segundo o meio e o fim.
Ele vinculou areflexão ética a uma pluralidade de virtudes referentes a aspectos diversos da vida, pois é preciso buscar o que há de bom nas próprias ações concretas do homem.Para Aristóteles o objetivo da ética é a felicidade, onde ele identifica que o senso comum considera que o ser humano sempre atua com vistas á felicidade, poisela é algo que desejamos como um bem supremo e é a finalidade dos atos humanos, e é uma dimensão política, pois o homem não é visto senão dentro dacoletividade que ele se integra, existindo uma ligação imediata entre o bem comum e o bem pessoal, que estabelece uma subordinação natural do indivíduo à coletividade.
tracking img