Aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aristoteles e suas noções sobre a poesia dramática*

É portanto necessário que sejam seis as partes da tragédia que constituam a sua qualidade, designadamente: mito, caráter, elocução, pensamento, espetáculo e melopéia. De sorte que quanto aos meios com que se imita são duas, quanto ao modo por que se imita é uma só, e quanto aos objetos que se imitam, são três; e além destaspartes não há nenhuma. Pode dizer-se que, de todos estes elementos, não poucos poetas se serviram; com efeito, todas as tragédias comportam espetáculo, caracteres, mito, melopéia, elocução e pensamento.
Aristóteles, in: Poética, p. 206; grifos nossos.


I
Poesia é imitação. Espécies de poesia imitativa, classificadas segundo o meio da imitação[1].

1. Falemos da poesia –dela mesma e das suas espécies, da afetividade de cada uma delas, da composição que se deve dar aos mitos, se quisermos que o poema resulte perfeito, e, ainda, de quantos e quais elementos de cada espécie e, semelhantemente, de tudo quanto pertence a esta indagação – começando, como é natural, pelas coisas primeiras.
2 A epopéia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte daaulética[2] e da citarística[3], todas são, em geral, imitações. Diferem, porém, umas das outras, por três aspectos: ou porque imitam meios diversos, ou porque imitam objetos diversos, ou porque imitam por modos diversos e não da mesma maneira.
[...]
6. [...] Poesias há, contudo, que usam de todos os meios sobreditos; isto é, de ritmo, canto e metro, como a poesia dos ditirambos e dos nomos, atragédia e a comédia – só com uma diferença: as duas primeiras sevem-se juntamente dos três meios, e as outras, de cada um por sua vez. Tais são as diferenças entre as artes, quanto aos meios de imitação.

II
Espécies de poesia imitativa, classificadas segundo o objeto da imitação.

7. Mas, como os imitadores imitam homens que praticam alguma ação, e estes, necessariamente, são indivíduos de elevadaou de baixa índole (porque a variedade dos caracteres só se encontra nestas diferenças [e quanto a caráter, todos os homens se distinguem pelo vício ou pela virtude]), necessariamente também sucederá que os poetas imitam homens melhores, piores ou iguais a nós, [...].
[...]
9. Pois a mesma diferença separa a tragédia da comédia; procura, esta, imitar os homens piores, e aquela, melhores do queeles ordinariamente são.

III
Espécies de poesia imitativa, classificadas segundo o modo da imitação: narrativa, mista, dramática. Etmologia de ‘drama’ e ‘comédia’[4].

10. Há ainda uma terceira diferença entre as espécies [de poesias] imitativas, a qual consiste no modo como se efetua a imitação. Efetivamente, com os mesmos meios pode um poeta imitar os mesmos objetos, quer na formanarrativa (assumindo a personalidade de outros, como o faz Homero, ou na própria pessoa, sem mudar nunca), quer mediante todas as pessoas imitadas, operando e agindo elas mesmas.
11. Daí o sustentarem alguns que tais composições se denominam dramas, pelo fato de se imitarem agentes [dróntas].
[...]
IV
Origem da poesia. Causas. História da poesia trágica e cômica.

13. Ao que parece, duas causas, eambas naturais, geraram a poesia. O imitar é congênito no homem (e nisso difere dos outros viventes, pois, de todos, ele é o mais imitador, e, por imitação, aprende as primeiras noções), e os homens se comprazem no imitado.
[...]
16. A poesia tomou diferentes formas, segundo a diversa índole particular [dos poetas]. Os de mais alto ânimo imitam as ações nobres e das mais nobres personagens; e osde mais baixas inclinações voltaram-se para as ações ignóbeis, compondo, estes, vitupérios[5], e aqueles, hinos e encômios[6]. [...].
[...]
18. Vindas à luz a tragédia e a comédia, os poetas, conforme a própria índole os atraía para este ou aquele gênero de poesia, uns, em vez de jambos, escreveram comédias, outros, em lugar de epopéias, compuseram tragédias, por serem estas últimas formas...
tracking img