Aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A atenção deve concentrar-se principalmente no conhecimento das coisas antes que elas próprias sejam adquiridas: saber quais são as melhores, onde se encontram, e qual é a maneira mais vantajosa de obtê-las; por exemplo, quais são os melhores cavalos, os melhores bois, os melhores carneiros ou outros animais, em que regiões eles se dão bem (pois nem todas as regiões são igualmente próprias paracriá-los), e como podemos tê-los. (pág. 27)
Comentário: Cita a forma de conhecer para elaborar. Antes de tomar uma decisão, releve todos itens necessários para oberservação e tomada de decisão.



Para a agricultura: é preciso conhecer os diversos tipos de terrenos virgens ou plantados; igualmente, ainda, para as abelhas, os animais aquáticos e as aves de galinheiro: devemos saber queproveito podemos tirar deles. (pág. 27)
Comentário: Conhecer diversos lugares, examiná-los antes, ter a certeza de escolher o melhor para se tirar melhor proveito.



Quanto às maneiras de adquirir por troca, a principal é o comércio, que se divide em três partes: navegação, transporte por terra e venda no próprio local. Estas partes diferem entre si, sendo umas mais seguras, outras maislucrativas. (pág. 28)
Comentário: Relacionando a troca melhor forma de negociá-lo é ter segurança na hora de comercializar e entregar ao consumidor final o bem detalhado.


Segue-se do precedente que o governo doméstico exige atenções muito diferentes para o sustento das pessoas e para a posse das coisas inanimadas, para seus costumes e para a acumulação de riquezas, para as pessoas livres e paraos escravos. (pág. 28)
Comentário: Precede que o Estado define forma de sustento seja em posse, costumes e acumulo de riquezas por parte das pessoas e escravos.






O mesmo ocorre com os seres distintos. Assim como neles se encontram diversas espécies de superioridade e de subordinações determinadas pela natureza, há também várias formas de comando. (pág. 29)
Comentário: Diferencia aforma de ser levado qualquer que seja o ser, comandar de várias formas, tendo em conta suas subordinações e formas de superioridade.


Seguem suas virtudes morais a mesma gradação: todos devem possuías, mas somente tanto quanto convém a seu estado. Quem comanda deve possuí-Ias todas no mais alto grau. (pág. 29)
Comentário: Valorizar virtudes morais, agindo com consenso de poder de acordo como Estado.


O artesão, pelo contrário, está separado, e sua virtude não nos importa senão quando está a nosso serviço. A este respeito, um profissional está numa espécie de servidão limitada; mas a natureza que faz os escravos não faz os sapateiros, nem os outros artesãos. (págs.29/30)
Comentário: Alienação do contratante ao contratado que, tem suas virtudes, não nos confunde no serviçoprestado. Existe limites em sua forma de servir. É a natureza da espécie.


Quanto ao homem e à mulher, ao pai e aos filhos, quais são as virtudes próprias a cada um deles? Qual deve ser a maneira de viverem juntos? O que devem buscar ou evitar? Como devem praticar tal coisa e abster-se de outra? É o que é indispensável examinar quando tratamos da política. Todos eles fazem parte da família, e afamília faz parte do Estado. (pág. 30)



Comentário: A importância da família e seus ensinamentos, O que devem buscar
ou evitar, praticar atos, examina-se a relação política do ser e o Estado.


Portanto, o que constitui propriamente o cidadão, sua qualidade verdadeiramente característica, é o direito de voto nas Assembléias e de participação no exercício do poder público em sua pátria.(pág. 31)
Comentário: O dever do cidadão com a cidadania, sempre participando da vida política, desempenhando votos de confiança, participando do exercício do poder público.


A definição do cidadão, portanto, é suscetível de maior ou menor extensão, conforme o gênero do governo. Há alguns em que o número e o poder dos juízes e dos membros da Assembléia não é ilimitado, mas restrito pela...
tracking img