Aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Empreendedor e o Autoconhecimento
Um dos aspectos que podemos destacar sobre as nossas vidas hoje em dia é que estamos freqüentemente realizando escolhas. Essas escolhas envolvem o direcionamento das nossas vidas pessoais e profissionais. As pessoas que conseguem realizar as escolhas certas são na maioria das vezes bem sucedidas. Qual a importância do autoconhecimento? Para explicar melhor aimportância do autoconhecimento em termos de resolução de problemas, vamos fazer uma analogia. Imagine que temos um carro com problemas mecânicos, que será avaliado por duas pessoas:
• •

1 pessoa com conhecimentos plenos sobre mecânica de automóveis 1 pessoa com conhecimentos medianos em mecânica geral

A pessoa com conhecimentos medianos em mecânica avalia o problema e em seu parecer ele“acha” que o problema pode ser resolvido com a substituição de duas peças. Já a pessoa com conhecimentos plenos em mecânica avalia que apenas uma limpeza e lubrificação simples das peças resolverão o problema. Nesse caso podemos separar as opiniões das duas pessoas com uma simples palavra, que foi a palavra “acho” mencionada pelo mecânico com conhecimentos medianos no assunto. Esse tipo de afirmação éoriunda da falta de conhecimento no assunto abordado, que nesse exemplo foi a mecânica. O mesmo exemplo pode ser aplicado nas nossas vidas acadêmicas. Será que em algum momento você comentou ou afirmou para seus colegas ou professores, que a solução de um problema “talvez fosse resolvido dessa maneira...”.

Como isso se reflete no empreendedorismo?
A introdução que fizemos no início do textoserviu para mostrar o quanto o autoconhecimento é importante, principalmente quando o assunto é resolver problemas e encontrar respostas para os mais diversos desafios. Como estudamos na nossa primeira aula, o empreendedor é caracterizado pela necessidade de realização pessoal. Na maioria das vezes a realização está diretamente relacionada à finalização ou conclusão de um projeto. Então, comopodemos concluir um projeto que envolve a tomada de várias decisões e resolução de diversos problemas, se não temos consciência de como proceder da melhor forma possível? Esse é o ponto em que o autoconhecimento é importante! Uma pessoa que se conhece é caracterizada da seguinte forma:





A pessoa tem sua missão e visão de mundo bem definidas: Esse ponto é importante e define para cada pessoao seu papel na sociedade. Uma pessoa que tem a sua missão e visão do mundo definidas pode planejar e vislumbrar o resultado dos seus trabalhos no longo prazo. Por exemplo, a definição da missão e visão pode passar por objetivos como abrir seu próprio negócio, ou mesmo se tornar um pesquisador respeitado na sua área de conhecimento. Você já se perguntou: qual a sua missão? Os pontos fortes efracos estão bem identificados: A identificação da missão é apenas o primeiro passo para o autoconhecimento. O processo de autoconhecimento nunca estará concluído se você não identificar os seus pontos fortes e fracos. Quais são as suas limitações? A maioria das pessoas ainda acha que o conhecimento dos limites é importante para saber a hora de parar. Na verdade, o conhecimento dos nossos limites éimportante para que possamos elaborar estratégias para empurrar essa linha imaginária para mais longe. O conceito é o mesmo usado nos esportes, em que os atletas de ponta geralmente comentam sobre os recordes das suas categorias, dizendo que “eles existem para serem quebrados”. Assim, podemos dizer que os nossos limites existem para serem superados.

O domínio desses conhecimentos é de fundamentalimportância para qualquer empreendedor que busca resultados para seus projetos. O motivo é simples: conhecendo os nossos objetivos e limitações, podemos elaborar estratégias para concluir os projetos da melhor maneira possível. Com o intuito de representar o autoconhecimento de maneira visual, ilustremos o caminho entre o empreendedor e a realização dos seus projetos mais simples, como mostra...
tracking img