Aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONHECIMENTO


1- Como Aristóteles explica o ponto de partida do conhecimento?


Aristóteles caracteriza o processo de conhecimento de forma mais linear e cumulativa do que Platão,desde as impressões sensíveis até o pensamento abstrato.
Aristóteles diz que, por natureza , todos os homens desejam o conhecimento, prova disso é o valor que damos aos sentidos, acima de tudo àvisão, porque de todos eles é o que mais nos ajuda a conhecer coisas, revelando muitas diferenças. |Depois vem a experiência, seguida da inteligência e a mudança (transformação.)


2- Qual é a relaçãoentre os sentidos e a memória segundo Aristóteles?

A relação entre os sentidos e a memória segundo Aristóteles é que o conhecimento começa por captarmos pelo sentido e essas informações sãotransmitidas para a memória, imaginação ou fantasia, que os agrupa em imagens segundo suas semelhanças. É a partir destas retidas e organizadas na fantasia e não diretamente tomadas das informações captadaspelos sentidos, ou seja, a partir do real, que a inteligência exercida e reorganização, podendo finalmente construir juízos e raciocínio.


3- Como Aristóteles explica a diferença entre a “arte”(techne) e a ciência?

Ele diz que a experiência parece muito semelhante à ciência e a arte, mas na verdade é pela experiência que os homens adquirem ciência e arte. A experiência (afirma Pólo), crioua arte e a inexperiência, o acaso.
A diferença entre a arte e a ciência é que geralmente se supõe que o que chamamos de sabedoria, diz respeito as causas e princípios de forma que sabedoria é oconhecimento de certas causas e princípios.
Diz também que,a diferença entre a arte e a ciência, de um lado, e as outras atividades mentais análogas, de outro. Foi exposta na ética; a razão dapresente discussão é que geralmente se supõe que o chamamos Sabedoria diz respeito às causas e princípios primeiros, de modo que, como já vimos, o homem de experiência é considerado mais sábio do que...
tracking img