Aristarco pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO PESSOA-PB
EM 09 DE JUNHO DE 2009

ORDEM DO DIA Nº _____/2009



Assunto: Dia do Bombeiro

Na Paraíba instituiu-se o Dia dos Bombeiros em data

igual o da sua fundação, que se deu em09 de junho

de 1.917, tendo como patrono Aristarco Pessoa

Cavalcante, paraibano destemido que teve uma

carreira brilhante a frente do Corpo de Bombeiros

do DF (rio de janeiro na época).Sendo sem dúvida

um modelo de Militar a ser seguido por todos na corporação.

(FOTODE 1930)

Nascido em 04 de agosto de 1879 na cidade de Umbuzeiro no Estado da Paraíba, entrou para a Instituição Militar No Distrito federal em 1907 como Aspirante a oficial um pouco depois daderrubada do Império e no inicio da República velha. Foi promovido a 2º TEN no ano seguinte até chegar ao posto de Coronel no ano de 1931(ato assinado pelo Presidente da república, o Senhor GetúlioVargas), quando já era o Comandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal – RJ)

O Coronel Aristarco era irmão de uma das figuras políticas mais ilustres do Estado da Paraíba, que foi o Presidente daprovíncia da Paraíba (1928-30), o senhor João Pessoa e também sobrinho do presidente da República, o senhor Epitácio Pessoa (1919-22).

Dentro da corporação ficou conhecido por ser um homem bravo,corajoso e muito eficaz em suas ações.

Durante o Governo do presidente Getúlio Vargas no período de 1930 a 1945 ficou a frente do destino do Corpo de Bombeiros, trabalhando de forma á conquistar porméritos característicos de um grande comandante a confiança do Presidente da República e também da maioria de seus comandados.

Como grande feito em sua gloriosa carreira profissional, inaugurou oHospital que honrosamente leva o seu nome para assim poder cuidar da melhor forma possível da saúde de seus pares e comandados. Sendo este um grande marco da história do coronel Aristarco.

Em...
tracking img