Arist Teles Resum O

4742 palavras 19 páginas
I. A “QUESTAO ARISTOTÉLICA
1. A vida de Aristóteles
Aristóteles nasceu em 384/383 a.C. em Estagira, na fronteira macedônica. O pai de Aristóteles, chamado Nicômaco, era um corajoso médico, tendo servido ao rei Amintas, da Macedônia (pai de Filipe da Macedônia). Assim, deve-se presumir que, durante um certo período de tempo, o jovem Aristóteles, com sua família, tenha morado em Pela, sede do reinado de Amintas, e que possa ter inclusive freqüentado a corte.
2. Os escritos de Aristóteles
Os escritos de Aristóteles dividem-se em dois grandes gru¬pos: os “exotéricos” (compostos em sua maioria sob forma dialógica e destinados ao grande público, ou seja, às pessoas “de fora” da escola) e os “esotéricos” (que, ao contrário, constituíam ao mesmo tempo o fruto e a base da atividade didática de Aristóteles, não sendo destinados ao público, mas apenas aos discípulos, sendo portanto patrimônio “interno” da escola).
O primeiro grupo de escritos perdeu-se completamente, dele restando apenas alguns títulos e pequenos fragmentos. Talvez o primeiro escrito exotérico tenha sido Grilo ou sobre a Retórica (no qual Aristóteles defendia a posição platônica contra Isócrates), ao passo que os últimos foram o Protrético eSobre a filosofia.
3. A questão da evolução dos escritos e da reconstrução do pensamento de Aristóteles
Até o início do nosso século, as obras de Aristóteles eram lidas de modo sistemático-unitário. Mas, a partir da década de 20 deste século, esse método passou a ser contestado, sendojulgado anti- histórico. Tentou-se então substituí-lo pelo método histórico- genético, voltado para a reconstrução da parábola evolutiva do filósofo, lendo suas obras em função dela. Wemer Jaeger, que foi o fundador desse método, acreditou poder reconstruir uma pará¬bola evolutiva que vai de uma adesão inicial ao platonismo, prossegue com uma crítica sempre mais crescente ao platonismo e às idéias transcendentes, passa por uma posição metafísica cen¬trada no interesse pelas formas

Relacionados

  • A cidade antiga
    180896 palavras | 724 páginas