Aristóteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Segundo Aristóteles, qual o papel do juiz?
R- Para Aristóteles, o juiz é o mediador de todo o processo de aplicação da justiça corretiva. Incumbe ao juiz colocar os indivíduos desiguais em uma situação de paridade, de igualdade absoluta, de acordo com o estado inicial em que se encontravam antes, e do convencionado e consubstanciado na legislação. O juiz não é aquele que tem a posse dajustiça, mas aquele que o faz atuar, ligando-a a uma pessoa.

2) Quando surge a necessidade de aplicação de equidade?
R – A necessidade de aplicação de equidade decorre do fato de que as leis prescrevem conteúdos de modo genérico , indistintamente, dirigindo-se a todos, sem diferenciar, portanto, possíveis nuances e variações concretas,fáticas, fenomênicas, de modo que surgem casos para os quais, seaplicada lei, em sua generalidade, estará causando uma injustiça por meio do próprio justo legal.

3) Qual a finalidade da lei?
R – É a realização do Bem da comunidade, ou seja, do Bem comum.

4) O que diferencia a primeira acepção do justo particular da segunda acepção?
R - A primeira acepção do justo particular, ou seja, o justo distributivo, relaciona-se com todo tipo de distribuiçãolevada a efeito do Estado, seja de dinheiro, de honras, de cargos, ou quaisquer outros bem passíveis de serem participados aos governados. Já a segunda acepção do justo particular, o justo corretivo, consiste no estabelecimento e aplicação de um juízo corretivo nas transações entre os indivíduos. Trata-se de uma justiça apta a produzir a reparação nas relações.

5) Em que consiste o justo político?R - O justo político consiste na aplicação da justiça na cidade, na polis, ou seja, trata-se de algo que pertine ao corpo cívico.

6) Conceitue justo natural e justo legal?
R - O justo natural é aquele que por si próprio por todas as partes possui a mesma potência e que não depende, para sua existência, de qualquer decisão, de qualquer ato de positividade, de qualquer opinião ou conceito.Encontra sua fundamentação na própria natureza. O justo legal é aquele que, de princípio, não importa se seja desta ou daquela forma (indiferença inicial), porém, uma vez posto, deixa de ser indiferente, tornando-se necessário. Corresponde à parte das prescrições vigentes entre os cidadãos de determinada polis.

7) Por que a amizade e justiça estão estreitamente ligadas? Segundo Aristóteles.
R-Porque amizade e justiça estão estreitamente ligadas, podendo-se dizer que a primeira é que se mostra como sendo o verdadeiro liame que mantém a coesão de todas as cidades-estado. A amizade é louvada pelos legisladores, e sua semântica assemelha-se àquela da concórdia entre as cidades. É a amizade elemento importante de reciprocidade inerente ao convívio social, ao qual o homem está predisposto pornatureza. É a amizade que une os membros de um único corpo social. Portanto, pode-se dizer que quando os homens são amigos necessitam de justiça, ao passo que os justos necessitam também de amizade; e considera-se que a mais genuína forma de justiça é uma espécie de amizade.

8) Há várias formas para se organizar a vida política. Quais são?
R – São descritas em três formas corruptas e trêsformas normais de condução do poder, as quais seriam: monarquia e tirania; timocracia e democracia; aristocracia e oligarquia.

9) Como Aristóteles define justiça?
R- Justiça é uma virtude, um habitus, isto é, um modo de agir constante e deliberado.

10) Qual a tarefa da prática ética ou ciência prática para Aristóteles?
R – Traçar as normas suficientes e adequadas para orientar as atividades dapolis, e dos sujeitos que a compõe, para a realização palpável do bem comum.

11) Em que consiste a tripartição das ciências? Explique.
R- Consiste na divisão das ciências, em: ciências práticas, que se referem às ações que têm seu início e seu termo no próprio sujeito agente, ou seja, o homem. São as ações morais.
Ciências poiéticas, que são relativas às ações, que têm seu início no...
tracking img