Aristóteles e a metafísica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Filosofia Antiga

Trabalho de Conclusão de Disciplina

Metafísica de Aristóteles

Hélio Antonio Teófilo da Silva - 1068095

A obra de Aristóteles, Metafísica, tem comoobjetivo analisar o ser, podendo classifica-la como a ciência do ser como ser, ou ainda dos princípios e das causas do ser e de seus atributos especiais, isto porque que o ser se diz de muitas formas, ouseja, a obra contém o cerne das reflexões de Aristóteles sobre o ser, os primeiros princípios e as causa supremas, sem particulariza-la, como tem sido feito em outras ciências.

Aristótelesdemonstra que descobriremos diversas aplicações e sentidos para o termo ser, entretanto, ele sempre será utilizado como referência a um princípio único, demonstrando tratar-se de uma unidade queacarretará gêneros, cabendo à Metafísica fornecer uma explicação tanto dos conceitos, atributos assim como da substância.

Conforme Aristóteles, a palavra ser tem vários sentidos que são empregados demaneira diferente. Em primeiro lugar ser tem como significado o o que de uma coisa, ou seja, a sua individualidade, e em seguida a qualidade ou a quantidade ou qualquer outra das demais categorias,mas em todos esses sentidos podemos perceber claramente que o que sobressai na questão é a substância do que descrevemos.

Para ele a substância é o centro unificador dos significados doser, ela é empregada em pelo menos quatro sentidos, como a essência, quanto o universal, quanto ao gênero e em último o substrato que é daquilo do que as demais coisas são originadas, ou seja, seusubstrato primário, sua natureza, que no seu sentido mais verdadeiro é a sua substância.

Aristóteles procurou definir uma representação que pudesse reunir todos os significados admissíveis do ser.Uma delas é a apresentação do ser como categoria que representariam os supremos gêneros do ser, a saber:

a) Substância ou essência;

b) Qualidade;

c) Quantidade;...
tracking img