Arigo custos da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO

CUSTOS DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MOREFÁCIL

EQUIPE:
Plínio Guimarães Ferreira
Ticiano Augusto Lima Corrêa
Marcio Hidenobu Komoto

1 Introdução
Os caminhos contemporâneos da competitividade, da tecnologia e da administração conduzem a mudanças no modo como as empresas gerenciamseus negócios. As empresas estão em busca de ferramentas, que as auxiliem a gerir e controlar seus processos, trazendo um volume de informações que, realmente, contribuam na tomada de decisão.
A proposta dos custos da qualidade é de fornecer ferramentas para o gerenciamento, facilitando os programas e atividades de melhoria. O entendimento dos custos da qualidade e o uso de tais informações, juntocom ferramentas de gestão, podem proporcionar benefícios para as empresas, por utilizar valores que antes não eram identificados pelo sistema de custos da empresa. Estas informações, antes não mensuradas, serão inseridas pelos relatórios de custos da qualidade, que podem estabelecer pontos fortes e fracos do sistema de qualidade e, através desses relatórios, as equipes de melhoria da qualidadepodem expressar a descrição, os benefícios monetários e as alternativas de mudanças a serem propostas.
Diante desta perspectiva, os custos da qualidade podem ser a maneira correta de medir a qualidade em valores monetários, tornando-se uma fonte valiosa de informação. A partir disso, o presente estudo busca investigar o nível de conhecimento dos custos da qualidade e como ele é tratado dentro daempresa estudada.

2 Custos da qualidade
As práticas de gerenciamento da qualidade têm dirigido as empresas para o controle de seus custos da qualidade. Nesse sentido, as novas filosofias de gerenciamento impactam diretamente sobre as atividades da empresa. O gerenciamento da qualidade torna-se uma forma de reorganização-chave, para melhorar a produtividade e competitividade e, conseqüentemente,atender às necessidades dos consumidores.
2.1 Conceitos de qualidade
A palavra qualidade tem muitos significados e usos. Para Juran & Gryna (1991), a palavra qualidade possui dois significados. O primeiro, a qualidade é um conjunto de características do produto que satisfaz as necessidades dos clientes e, por esse motivo, leva a satisfação em relação ao produto. O segundo, é que na qualidade nãodeverá existir falhas em um bem a ser consumido.
Na abordagem de Crosby (1999), como o próprio nome de seu livro diz, Qualidade é investimento, para garantir esse investimento é preciso que todas as pessoas envolvidas dentro de uma organização, desde a alta direção até os departamentos, comprometam-se a desempenhar sua função o melhor possível. A questão de garantir a qualidade, com ocomprometimento de todos, pode ser estimulada pelo profissional responsável pela qualidade da empresa.
Hansen & Mowen (2001) afirmam que um destaque maior na qualidade, aumenta a lucratividade, com o acréscimo na demanda dos clientes, fornecendo bens e serviços a um custo menor. A qualidade se torna um assunto comum em todas as organizações, tanto de manufatura como de serviços, constituindo-se numadimensão competitiva importante. As empresas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de seus produtos, buscando controlar seus custos e não perder qualidade. Por isso, implementam programas de melhoria da qualidade, surgindo assim, uma necessidade de monitorar e recolocar a evolução desse programa. Por esse motivo, os gerentes precisam saber o que são e quais são os custos da qualidade e suaevolução durante o tempo. Portanto, relatar e mensurar a performance da qualidade, através dos custos da qualidade, é requisito essencial para a melhoria contínua dos programas de qualidade.
Segundo Feigenbaum (1994), o significado de qualidade, no caso de produtos e serviços, nada mais é do que a combinação de características de produtos ou serviços que envolvam ações de marketing, produção e...
tracking img