ARH Mod1 Administracao De Recursos Humanos 2

3307 palavras 14 páginas
ARH – Módulo I
“A Administração de Recursos Humanos”

A Administração de Recursos Humanos

A ARH é o ramo especializado da
Ciência da
Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade.
É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.

Evolução Histórica da Administração de
Recursos Humanos



A ARH surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das tarefas de gestão de pessoal.



Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas: 1ª - A Administração Científica


O movimento da Adm Científica tem origem com as experiências de Taylor (1856-1915), nos Estados Unidos, e
Fayol (1841-1925), na França. O objetivo fundamental deste movimento era proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo.



Taylor concluiu que de modo geral os operários produziam muito menos do que poderiam produzir.



Do ponto de vista técnico, esse sistema se fundamentava na racionalização do trabalho, mais especificamente na simplificação dos movimentos requeridos para a execução de uma tarefa. objetivando a redução do tempo consumido.

• Fayol formulou a doutrina administrativa que atribui aos subordinados uma capacidade técnica, que se exprime nos princípios: conhecer, organizar, comandar, coordenar e controlar.



Ford afirmava que, para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários.
• Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, cada operário realizando uma única tarefa. Além disso, propunha boa remuneração e jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.

2ª - A Escola das

Relacionados