Argumentos Tales de Milelto

564 palavras 3 páginas
3 argumentos:
- Eclipse
- Lua iluminada pelo sol
-
Eclipse
Por causa do eclipse do sol (que Tales predissera), as partes em luta suspenderam o combate, e se pacificaram, porquanto haviam interpretado o fenômeno como uma advertência dos deuses. À análise deste episódio se deve voltar, quando se tratar da natureza dos conhecimentos de Astronomia de Tales e de sua época.
Os feitos de Tales de Mileto não parecem de modo algum tão fantásticos se considerarmos que os babilônios lograram estabelecer sistemas para uma acurada predição de eclipses lunares pelo menos dois séculos antes. Em conseqüência, o talento do filósofo de Mileto em predizer o citado eclipse solar, fixando-lhe o ano antes de fazer o mesmo pra o dia, foi, quase certamente, adquirido no Oriente. Tales foi o primeiro grego a sustentar que a Lua brilhava devido ao reflexo da luz solar, e também isto terá sido um eco da erudição babilônica.
Um relato foi a predição feita por Tales de Mileto quanto a um eclipse do Sol, eclipse que, de fato, se registrou no ano para o qual estava previsto. (No instante de sua ocorrência, o fenômeno assustou os medos e os lídios, que se achavam prestes a entrar em luta, convencendo-os então das belezas da paz. As duas facções antagônicas firmaram um pacto, e seus respectivos exércitos voltaram para casa). Modernas investigações astronômicas atestaram que o único eclipse registrado na Ásia Menor ao tempo de Tales ocorreu a 28 de maio de 585 a.C., de modo que a frustrada batalha se converteu no primeiro acontecimento histórico capaz de ser datado com absoluta precisão.
Astronomia
Conseguiu Tales desenvolver idéias sobre a terra e os astros sem os procedimentos da mitologia. De outra parte, porém, suas idéias não ultrapassaram em muito as imagens vulgares do seu tempo, desenvolvidas em parte pelos babilônios, e que concebiam a forma da terra como plana, como um disco, apoiada sobre a água, como navio, cujas bordas são mais altas e que por isso não afunda.
Tales de

Relacionados