Argumentos juridicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Argumentos Jurídicos.

Argumento Ad Rem ou Ad Humanitatem

No argumento Ad Rem ou também chamado de Ad Humanitatem, a premissa está calcada numa verdade consensual da Humanidade sem que sejapreciso convencer um auditório da tese defendida. O direito a vida é, por exemplo, um argumento Ad Rem, pois reputa-se válido para qualquer pessoa em qualquer sociedade.
Ex: Um morador da favela doHeliópolis, ao chegar em frente sua casa com sua motocicleta após o trabalho, é abordado por um individuo armado que anuncia o assalto. Sem reagir o morador entrega a moto, porém ao tentar fugir com amotocicleta o criminoso deixa a moto morrer. A vítima percebe um cano de metal, o pega e desfere um golpe contra o criminoso que não resiste aos ferimentos. A vítima do Roubo é levado a Júri peloHomicídio. O promotor da início a sua argumentação... Sr. Dr. Juiz Presidente, consta do Inquérito Policial que o réu desferiu golpe contundente contra a cabeça da vítima , causando lesões que produziram suamorte. Com isto o promotor da inicio a uma argumentação Ad Rem posto que o direito a vida é um consenso em toda e qualquer sociedade.

Argumento Ad Hominem

O argumento Ad Hominem incorre empetição de princípios, na definição de Locke o argumento Ad Hominem consiste em pressionar um homem pelas consequências que decorrem dos seus princípios, ou daquilo que ele próprio admite.
Ex: No mesmo casoexposto como exemplo anteriormente (Morador da favela do Heliópolis), o Advogado, interessado em defender seu cliente em plenário, diz algo como "O acusador (membro do MP) diz que o réu poderia terchamado a polícia para que o estado defendesse deu patrimônio! Isso porque ele o acusador não conhece a favela. Se ele morasse na favela em que a réu mora, certamente saberia que a defesa imediata deveser feita por outras vias, mais imediata! Lá a policia não atende chamados em minutos, mais sim, com muita sorte, em horas.
Assim, corresponde a um argumento que limita a validade de uma tese...
tracking img