Argumentos em defesa de capitu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitu não traiu Bentinho.
0 - Bentinho poderia muito bem estar deturpando ou alterando os fatos para se fazer passar por um individuo injustiçado.
1 - Capitu sempre foi devota ao eterno amado, pelo qual ela tanto lutou.
2 - o Bentinho desde a infância só cita fatos sobre ela que pudessem apontar como ela era dissimulada. Não seria um modo de preparar o leitor para que na hora que elecontasse sobre a suposta traição, o leitor já estivesse preparado a desconfiar da índole de Capitu, e assim não questionaria seu ciúme louco?
3 - No final do livro o próprio personagem confessa ter exagerado em suas acusações, dizendo que as mesmas foram proferidas devido à antipatia que sentia por seu pai, o Pádua. (Declaração de José Dias no final: “Ela é um anjo… boa, discreta, prendada, amiga dagente, … e uma dona de casa que não digo nada.)
4 - Capitu era transparente em seus sentimentos. Bentinho os tinha confusos. (“Capitu temia a nossa separação.”)
5 - Bentinho encontra Escobar à porta do Corredor. Não há como provar que o mesmo saíra do apartamento de Capitu. Se Capitu realmente era culpada, porque não dissimulou fingindo ainda estar enferma? Talvez não tivesse motivos e tivessecerteza na confiança de seu marido. (“Encontrei Escobar à porta do corredor.”)
6 - Se Ezequiel era realmente filho de Escobar porque Capitu não dissimulava a semelhança? Ao contrário, ela comentava abertamente o assunto com Bentinho. Uma mãe, mesmo que de brincadeira, não faria piadinhas no que se refere ao casamento de duas crianças que são irmãs. Ela não demonstrava frieza e muito menos sarcasmo.Em certo momento do livro Bentinho fala que Ezequiel tinha os olhos de Capitu, porém a expressão de Escobar. Tal expressão pode ter sido adquirida com o costume que o filho tinha de imitar as pessoas, inclusive Escobar! (No início, Bentinho repara semelhanças simples e conforme vai aumentando a perturbação de sua mente, a imagem completa de Escobar passa a ser refletida em seu filho). (Trecho“Escobar chegou a falar da hipótese de casar o pequeno com a filha.” / “Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas”.)
7 - O distanciamento de Dona Glória pode ser atribuído à velhice. A maioria das pessoas quando envelhecem têm a tendência a possuírem atitudes mais reclusas, visto que não se sentem no direito de “incomodar” a felicidade dos filhos. Digamos que ela ficou ranzinza.
8 - A imaginaçãode Bentinho, ainda, é tema de um capítulo, onde ele mesmo retrata a capacidade que tinha de fantasiar, de imaginar coisas.
9 - No momento em que Bentinho tenta matar o filho Capitu entra e ouve Bentinho falando que Ezequiel não era seu filho. O fato de ambos terem olhado para a foto de Escobar não justifica nada, visto que Capitu sabia a causa da desconfiança de seu marido, embora não achasse omenor sentido…
10 - O próprio Bentinho confessa que suas idéias eram confusas e difusas… (“A imaginação foi a companheira de toda a existência”)
11 - Bentinho ouve vozes e vê coisas.
12 - Bentinho sempre foi mimado e, quando passou a receber menos atenção da mulher, via coisas que poderiam não acontecer.
13 - Bentinho era tão neurótico que tinha ciúmes de Capitu com o Mar.
14 - Capitu era amigade Escobar, portanto sentiu a morte do amigo. Estava em uma posição que tinha como objetivo oferecer consolo à amiga Sancha. Como amiga, ela ofereceu seu ombro e se encarregou de acalmá-la. Vale lembrar a proximidade entre os casais. O olhar de Capitu ao defunto transparecia a preocupação de Capitu com a amiga que se encontrava sozinha com um filho para criar. Um filme passava por sua cabeça.(“Capitu não dissimulou tristeza que lhe trazia a dor da amiga.”)
15 - O próprio Bentinho afirma: "Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros". Ele ainda atenta para que o leitor considere a sua "fraca memória"; confessa não ter boa memória e por esse motivo diz que "nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos". Ou seja, uma narrativa que...
tracking img