Argumento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
umentação 
A ARGUMENTAÇÃO PELO EXEMPLO E PELA ILUSTRAÇÃO EM TEXTOS RELIGIOSOS
(THE ARGUMENTATION BY MEANS OF THE EXAMPLE AND BY THE ILLUSTRATION IN RELIGIOUS TEXTES)
 
João Antonio de Santana Neto (Universidade Católica do Salvador)
 
ABSTRACT: From the studies developed by Prereman and Olbrechts-Tyteca in “Treatise of argumentation: the new rhetoric”, we intend to present thiscommunication about the use of argument by means of the exemple and by the illustration in two texts, which theme is linked to the catholic religion, with the main objective of bringing out the converging points between the rhetoric processes of argumentation so beloved by religious people.
 
KEYWORDS: Rhetoric; Argumentation; Exemple; Illustration.
 
0. Introdução
 
A organização argumentativa de umdiscurso depende das imagens mútuas que se pressupõem fazer locutor e alocutário, das imagens que ambos fazem do referente e dos atos de fala que o locutor realiza em seu discurso. É o conjunto que permite a cada um justificar-se na sua função pragmática, isto é, na relação com um fim determinado que o locutor visar obter no alocutário. Essas imagens podem ser equacionadas segundo uma perspectivainterpessoal na qual o locutor entende que o direito à palavra ou a apropriação da palavra lhe garante uma posição de domínio sobre o próprio alocutário e segundo uma perspectiva de pressupostos que tem sobre o alocutário, isto é, daquilo que considere que o alocutário deve ter como válido e indiscutível.
Os dois textos que compõem o corpus de análise desse trabalho apresentam um fazerpersuasivo dos locutores, responsáveis pela enunciação: Frère Robert – Castelo Perigoso – e Frei Nicolau Dias – Livro do Rosário de Nossa Senhora. Este fazer persuasivo resulta a partir do jogo de imagens que eles constroem de si próprios, representantes da Igreja e meio pelo qual Deus fala, e do alocutário, crentes e seguidores da doutrina cristã. Tratando-se de textos de cunho religioso-pedagógico, ofazer pragmático apresenta-se mesclado pelo fazer-fazer, uma vez que pretende que certos comportamentos sejam assumidos pelo alocutário, e pelo fazer-crer, em que busca o reconhecimento do fazer dos locutores.
O AQUI da enunciação é o lugar social de onde os locutores falam. Tratando-se de monges e padres, portanto ungidos pelo óleo sagrado, Frère Robert e Frei Nicolau Dias são os instrumentospelos quais “a voz de Deus se fala”. Tal fato visa corroborar a dominação exercida pela Igreja na época como representante de Deus na Terra. A subsunção relaciona-se com o simbólico, com o domínio da disciplina e da Igreja, tão ao gosto da Idade Média. Frère Robert e Frei Nicolau “não podem” modificá-la, visto que há regras restritas em que a apropriação é permitida, mas, como membros da Igreja,compete a eles, entre outros eleitos para tal serviço, a performatividade do discurso religioso, pois é ela que possui a palavra da revelação divina. Portanto, acham-se no direito de intervir nos pré-construídos, deslocando os significados.
Como membros da Igreja, eles não possuem autonomia, são representantes em relação à voz que fala neles. Os textos apresentam, nessa perspectiva, a assimetriaentre os planos espiritual e temporal, propriedade do discurso religioso, quando um dizer, obscuro, sempre já dito, encontra um redizer, isto é, uma “fórmula”, uma “receita” para ser alcançado o objetivo (salvação).
O AGORA (momento da enunciação) é definido pelo locutor, abrindo o espaço discursivo em direção ao já dito – as citações – para reconfigurá-lo e provocar aproximações ou afastamentosentre o conjunto de discursos e ações já produzidos.
As relações de forças entre EU/TU no processo de interação são marcadas pela posição adotada pelos locutores, os quais, legitimados pela Igreja, atribuem-se o papel de poder dizer e o direito de intervir no conjunto de discursos (universo discursivo) já produzidos. Ao alocutário (leitor virtual) são atribuídas uma competência lingüística e...
tracking img