Argumentativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O plano inclinado e sua relevância

Ao pensar em tecnologia, mediante a gama de tecnologias disponíveis para a humanidade se torna quase impossível não pensar em algo complexo, como aceleradores departículas, telas de LCD e diversas outras tecnologias desenvolvidas principalmente nas ultimas décadas. Porém podemos pensar em uma análise mais criteriosa em tecnologias mais simples, deimportância imprescindível para que as tecnologias atuais pudessem existir.
As máquinas simples - que do ponto de vista da física servem basicamente para alterar forças sejam em intensidade ou em direção,ajudando a humanidade a realizar suas tarefas – são um bom exemplo de tecnologias simples. Dentre essas tecnologias simples o plano inclinado pode e deve ser destacado, uma vez que foi a partir destatecnologia que quase a totalidade das demais tecnologias surgiu.
Partindo do uso do plano inclinado o homem teve a oportunidade de realizar feitos incríveis, se utilizando da redução de esforços paratransportes de carga sob um plano inclinado. Um exemplo literalmente monumental deste fato são as pirâmides egípcias que, acredita-se, tenham sido erguidas graças à elevação de imensos blocos de rochaatravés de planos inclinados (ou rampas).
Ainda baseado no princípio de redução de esforços propiciado pelo plano inclinado, surge a cunha que auxiliou o homem no corte de materiais - materiaisestes que serviram a ele para o desenvolvimento e aplicação de outras tecnologias –; surge também o parafuso - que é basicamente um plano inclinado espiralado ao redor de um eixo, geralmente metálico –propiciando que diversas outras tecnologias fossem passíveis de serem executadas, um exemplo gritante disso é que se não existissem os parafusos, os acelerados de partículas utilizados hoje talvez nemexistiriam pela dificuldade em fixar partes, que hoje são corriqueiramente unidas através de parafusos.
Olhando para o mundo atual de um ponto de vista menos técnico-científico e mais social,...
tracking img