Argumentacao e importancia das palavras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARGUMENTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS

A argumentação tem sido objeto de estudo, na área das ciências humanas, desde o século V a.C. No ano de 467, lembra Plantin (1996), Corax eTisias teriam composto o primeiro “método racional” para falar num tribunal. Todavia, as primeiras reflexõessobre argumentação costumam ser atribuídas a Aristóteles (384-322a.C.).Sabe-se, porém, que um pouco antes de Aristóteles, os sofistas já se ocuparam da oposição entre discursos (antifonia), do paradoxo, do provável, da dialética como forma de diálogo racional. A interaçãoargumentativa em que se representam as relações sociais proposta pelos sofistas foi criticada pelos platônicos, pois viam na interação pela linguagem uma batalha verbal que ignorava a busca daverdade. Os aristotélicos buscavam verdades, mas verdades científicas, instituindo relações entre argumentação e ciência, e por isso tornaram-se críticos da língua natural.

Maisrecentemente, o estudo da argumentação se apresenta sob duas formas: uma relacionada à retórica e outra ligada à ciência.

Quanto à retórica, a argumentação é entendida como sua partefundamental. De acordo com esse ponto de vista, o discurso é definido como um conjunto de atos de linguagem planejados e dirigidos a um público em determinado contexto. Diferentes etapas do processo conduzemao discurso argumentado: a etapa propriamente argumentativa (a procura de argumentos), a textual (a organização dos argumentos), a lingüística (a colocação da argumentação em palavras e frases), amemorização (o trabalho do orador para o público). A análise do discurso produzido é a estrutura final do discurso, que compreende a introdução, a narração dos fatos e a conclusão, tudo orientado para oesclarecimento da posição do argumentador.

Para a argumentação científica, que se desenvolveu no contexto da lógica, os textos são instrumentos da expressão lógica; o elo que une...
tracking img