Argumentação

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
ARGUMENTAÇÃO


CUIABÁ, MT
2011/01

ARGUMENTAÇÃO

Trabalho solicitado pela disciplina de Língua Portuguesa, ministradopela professora Henriette.

CUIABÁ, MT
2011/01
ARGUMENTAÇÃO

A palavra argumento tem uma origem curiosa: vem do latim argumentum, que tem o tema argu, cujo sentido primeiro é "fazer brilhar","iluminar". É a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou idéia. Um texto argumentativo sempre é feito visando umdestinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.
Para que a argumentação se desenvolva com sucesso, osujeito argumentante deve escolher estratégias discursivas que fortaleçam seu discurso. Estratégias argumentativas são todos os recursos (verbais e não-verbais) utilizados para envolver o leitor, paraimpressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc. São fatores que nos ajuda no processo de comunicação.
Vejamos alguns exemplos:

1)http://www.obafloripa.org/blog/2009/08/page/5/ (Autor não identificado)

Este é um exemplo de argumento com base no raciocínio lógico, pois trata de relações de causa e efeito, e utiliza estratégiaargumentativa baseada na mensagem já que procura convencer com base em uma articulação textual bem feita. O uso do outdoor é uma estratégia argumentativa baseada no canal.
2)

Autor:http://www.cicero.art.br/
Este é um exemplo de argumento com base em autoridade, pois sobra ao policial ter que provar,pois em alguns casos,pode acabar respondendo por abuso de autoridade e ao cidadão é permitido nãoproduzir prova contra si mesmo. Utiliza estratégia argumentativa baseada no emissor.

3

argumento com base em autoridade
estratégica argumentativa em mensagem

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argumentação
  • Argumentação
  • Argumentação
  • Argumentação
  • ARGUMENTAÇÃO
  • Argumentação
  • Argumentação
  • Argumentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!