Argilas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Granulometria

Curva granulométrica.
De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões.
A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cadafração possui em relação à massa total da amostra em análise.
A análise granulométrica pode ser realizada: 1 - por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos; 2 - porsedimentação, no caso de solos argilosos; 3 - pela combinação de ambos os processos; 4 - por difração de laser.
No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, temos a seguinte classificação dos solos de acordo comsua granulometria:
Classificação | Diâmetro dos Grãos |
Argila | menor que 0,002 mm |
Silte | entre 0,06 e 0,002 mm |
Areia | entre 2,0 e 0,06 mm |
Seixo | maior que 2,0 mm |

-------------------------------------------------
Argila

Argila
Formada pela alteração de rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nasmargens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha e é uma família de minerais filossilicáticos hidratados, aluminosos de baixa cristalinidade e diminutas dimensões (partículas menores do que 1/256 mm ou 4 µm de diâmetro), como a caolinita, esmectita, montmorillonita,illitas, etc. Apresentam-se geralmente estáveis, nas condições termodinâmicas e geoquímicas da superfície terrestre ou de crostarasa.
No solo a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente, é constituída de minerais desse grupo das argilas aos quais se agregam hidróxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos.
O termo argila também é usado na classificação granulométrica de partículas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Origem e transformação
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial ou seja, as particulas menores (e portanto mais leves),(partículas inferiores a 2 micra = 0.002mm), são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão, esses locais são os chamados depósitos argilíticos.
As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha sedimentar se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dá origem a rochas clásticas mais finas (lutitos ou pelitos) cujos exemplos podemos citar: os folhelhos, que se apresentam bem estratificados, e os argilitos, que possuem pouca ou nenhumaestratificação.
-------------------------------------------------
Dispersão de Argilas
As argilas fazem parte da constituição mineralógica de partículas físicas dos solos, junto com as partículas de silte e areia. No solo essas partículas estão intimamente misturadas. Para podermos quantificar o teor de argila, silte e areia de um solo, devemos proceder a separação dessas partículas. A separação daargila que constitui os solos dá-se pelo processo de dispersão, mais conhecido por dispersão de argilas.
-------------------------------------------------
Emprego

Trabalhando argila, vulgarmente chamada barro, na Roda de Oleiro.
As argilas possuem inúmeros usos inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto úmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800ºC, a argila é largamente...
tracking img