Argilas e suas propriedades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
MATERIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I

ARGILA
E
SUAS PROPRIEDADES

GOIÂNIA, 2012

2. PROPRIEDADES DAS ARGILAS

2.1 Cor - A cor não tem muita importância em cerâmica porque é alterada no cozimento. De acordo com a sua composição, a argila também pode apresentar-se com cores variáveis (branco, alaranjado ou cinzento). A argila mais pura, bastante maisclara designa-se por caulino.

2.2 Composição química - A composição química regula as aplicações especificas das argilas.

2.3 Propriedades plásticas - As argilas mais finas são muito plásticas, porém certas argilas, mesmo de granulometria grosseira, mas contendo pequena quantidade de montmorilonita ou de matéria orgânica rica em humo podem ser plásticas. Normalmente se emprega os limites deAtterberg para determinar a plasticidade das argilas.

2.4 Retração por secagem - A retração por secagem e medida pela variação do comprimento ou do volume quando a amostra da argila é seca em estufa a 105 – 110º C. Esta propriedade é importante na moldagem das peças cerâmicas porque pode fissurar devido ao efeito da retração.

2.5 Resistência de ruptura à flexão - Esta propriedade éimportante para facilitar o manuseio entre o secador e o forno sem danificar. As argilas muito finas, principalmente aquelas que possuem montmorilonita e matéria orgânica húmica são as mais resistentes.

2.6 Desagregabilidade em água - É importante conhecer o tempo de desagregação das argilas para se estabelecer o processo e equipamentos adequados para a obtenção da massa plástica no processo cerâmico.2.7 Queima - As propriedades de queima; a retração, variações da porosidade, liberação e absorção de calor, perda de massa e mudanças petrográficas.

3. CONSTITUINTES DA ARGILA.

A argila é a matéria-prima básica da cerâmica, sendo portanto, importante conhecer sua natureza. Os principais constituintes da argila são:

1 Os silicatos – os quais são os principais constituintes dasargilas.
2 Minerais do grupo caulinita – A caulinita faz parte da maioria das argilas.
3 Minerais do grupo montmorilonita ou esmecita – Mineral o qual é geralmente encontrado em rochas derivadas de cinzas vulcânicas.
4 Minerais micáceos – As micas são encontradas em muitas argilas.
5 Minerais de alumínio hidratados – Exemplo da Gibsita.

4. TIPOS DE ARGILA

Pode-se classificar asargilas segundo vários critérios.
4.1 De acordo com a geologia, as argilas classificam-se em:
* Argilas residuais
São assim denominadas porque são formadas no mesmo local da rocha que lhe deu origem.
O principal agente formador destas argilas é a água subterrânea que percola a rocha, provocando reações químicas que vão desgastando a rocha. A pureza da argila residual depende da natureza darocha que lhe deu origem, da quantidade de impurezas removidas, etc.

* Argilas sedimentares
Estas argilas são provenientes de materiais transportados por ações naturais: ventos, chuvas, ações glaciais, etc. Ex.: Folhelho argiloso e silicoso, Silte argiloso, Caulim sedimentar, Argila glacial, etc.

4.2 De acordo com sua utilização, as argilas dividem-se em dois grupos:

* Argilaspuras;
* Argilas de cor de cozimento branca.
* Caulinos e Argilas plásticas.
* Argilas refratárias: caulinos, argilas refratárias e argilas altamente aluminosas.
A argila mais pura é o Caulino, devido à existência na sua constituição de caulinite (esta é a forma mais pura de argilo-minerais). Este pó branco é a matéria prima da porcelana.
As argilas refratárias, emborabastante puras, contem algumas impurezas, que agindo como fundentes baixam o seu ponto de fusão. Para serem consideradas argilas, estas só podem possuir 6% de impurezas. Por convenção internacional, as argilas refratárias são as que se deformam abaixo de 1520ºC e as “altamente refratárias” a 1785ºC.
A caulinite seca é untosa ao tato, quando umedecida é muito plástica e ao secar apresenta uma pequena...
tracking img