Argentimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Método indireto: Em solução nítrica contendo íon prata faz-se a titulação com tiocianato de amônio ou potássio, em presença de íon Fe III, que é adicionado na forma desolução saturada de sulfato de amônio e ferro III. A forma mais simples de aplicação deste método consiste em determinar Ag+ por meio da titulação com tiocianato. Ométodo é aplicado a determinação de Cl -, Br- e I- em meio ácido. A solução nítrica que contém os halogenetos é tratada com nitrato de prata em excesso e, o excesso deprata é titulado com uma solução de tiocianato.
Método direto: É um método baseado na capacidade que alguns compostos orgânicos tem de serem adsorvidos sobre algunsprecipitados, sofrendo mudança de cor. O indicador existe na forma de ânion. De um modo geral ânion do indicador será atraído e adsorvido por uma camada carregadapositivamente.
LIMITAÇÕES DE PH: Pelo método indireto, se o pH da solução for inferior a 6,5, a concentração do íon cromato é de tal ordem que o produto de solubilidade docromato de prata, já não é mais atingido e, consequentemente, o indicador deixa de funcionar, uma vez que este sal é muito solúvel em solução ácida. Por outro lado, o pH dasolução não deve ser superior a 10,5, porque então precipita hidróxido de prata que posteriormente se decompõem em Ag2O, um precipitado preto.
Pelo método direto atitulação é feita em ambiente ácido.

INTRODUÇÃO
MATEIRAIS E MÉTODOS
Balança analítica
Nitrato de prata
Água destilada
Béquer
Erlenmayer
Bureta
Proveta
PipetaSolução de NaCl a 0,05M
Solução a 5% de K2Cr2O4
Solução de soro fisiológico

Vogel, A. I., “Química Analítica Quantitativa”, 5a edição, Ed. LTC, (1992).
tracking img