Argas miniatus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Medicina Veterinária
Disciplina: Parasitologia Geral

Argas miniatus

Leme
Abril - 2013

Ciclo biológico

O Argas miniatus passa por 4 fases até chegar asua fase adulta: ovo, larva, protoninfa, deutoninfa e adulto no ciclo evolutivo.
Quando a fêmea realiza a alimentação, aumenta de peso e torna-se globosa e, o macho aumenta muito pouco o seu tamanho.A cópula é feita fora do hospedeiro.
Depois da cópula a fêmea do Argas miniatus realiza várias posturas, durante 8 a 10 dias e, cada uma procedida de uma sucção de sangue.
A cada postura, aquantidade de ovos varia entre 120 a 200 ovos. Os ovos têm a coloração castanha, ficam aglomerados e são meio esféricos.
O tempo de incubação dos ovos até a eclosão são de 12 a 15 dias, em uma temperatura de25ºC em média. Depois desse tempo, eclodem as larvas. Medindo 0,7 mm de comprimento e com 3 pares de patas.
Na sua fase larvária, ela sobe no hospedeiro por 4 dias para se alimentar. Depois dessetempo, ela desce e procura um esconderijo, onde irá trocar de pele e virar a protoninfa, que ocorre entre 6 a 8 dias para completar a transformação. A protoninfa espera alguns dias até que seurevestimento de quitina esteja endurecido, e procura uma ave para se alimentar. Depois de alimentada, a protoninfa desce do hospedeiro e espera mais 10 a 12 dias para passar por uma ecdise e se transformar nadeutoninfa.
Depois de alguns dias, ela troca de pele novamente e se transforma na sua fase adulta.

Hospedeiros

O hospedeiro preferido do Argas miniatus é as galinhas, mas ele também podeparasitar pombos, patos, perus e alguns pássaros. Ele não parasita os mamíferos e os humanos.
Muitos deles ficam nos galinheiros, principalmente se oferecer uma condição de desenvolvimento melhor, comopoleiros feitos de bambu.
Esta espécie tem hábitos noturnos, e saem de seus ninhos para se alimentar nas aves, e depois de satisfeitos, eles voltam paras seus esconderijos.

Comportamento e...
tracking img