Argamassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ











TRAÇO DE ARGAMASSA













Itajaí
Abril de 2015











TRAÇO DE ARGAMASSA

Relatório de aula prática de Traço de Argamassa, realizado por alunos do curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, apresentado como requisito para a M1 na Universidade do Vale do Itajaí, na disciplina de Tecnologia da ConstruçãoCivil II.
Prof: André Matte Sagave.









Itajaí
Abril de 2015
INTRODUÇÃO


A argamassa é um dos elementos mais usuais na construção civil há muito tempo, inclusive no modo como ela é praticada no Brasil até hoje. Composto homogêneo formado por aglomerante, agregados e água, além de materiais aditivos para fins pré-determinados, possui a propriedade de aderir a materiais porosos e enrijecer apóscerto tempo. Entre suas diversas funções estão a distribuição uniforme de cargas atuantes nas alvenarias através do assentamento de tijolos, blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica, tacos de madeira, etc.; Selar as juntas impermeabilizando superfícies e impedindo percolação; A regularização de paredes, pisos e tetos (aprumando, tapando buracos, eliminando ondulações, nivelando e corrigindoimperfeições); entre outros.
Porém, embora seu uso esteja bastante difundido e consolidado nas mais variadas áreas da construção civil, ainda é comum o emprego deste material com imperícia e sem as devidas precauções de traço de modo a evitar patologias futuras nas construções, uma das principais dores de cabeça que envolvem o pós venda dentro dos seus vários destinos dentro da obra.
De modo a evitar queestes problemas ocorram, o primeiro passo é conhecer a fundo as propriedades de cada componente da argamassa, sua influência no produto final e quais destas variáveis são pertinentes ou não para cada finalidade, de modo a proporcionar repertório para que o engenheiro, mestre de obras ou responsável técnico em exercício tome a melhor decisão na hora de determinar o produto que irá usar no momento daexecução.











OBJETIVO


O objetivos do ensaio em questão, realizado pelos alunos no LATEC, consiste em avaliar a influência nas propriedades das argamassas:

da composição granulométrica;

da composição tipo/traço de aglomerante;

da influência do teor de umidade da areia no produto final;

Pôde-se comprovar, através de experimentos e observação posterior, as diferenças de propriedadesobtidas entre diversos traços de argamassa, observando a consistência, absorção de água, fluidez, trabalhabilidade, entre outras características cujas frações foram apresentadas ao final do experimento e representaram alterações significativas para cada um dos seguintes traços:


GRUPO
Cimento
Cal
Areia F
Areia G
AN 4F
AN F
AN G
H2O
1*
1

 
 
 
 
 
 
2*
 
1
 
 
 
 
 
 
3
1
1
6
 
 
 
 
 
4
11
 
6
 
 
 
 
5
1
1
 
 
6
 
 
 
6
1
1
 
 
 
6
 
 
7
1
1
 
 
 
 
6
 
8
1
2
9
 
 
 
 
 
9
1
2
 
9
 
 
 
 
10**
1
2
 
9**
 
 
 
 
*dosagem triplicada devido à quantidade de material
**Ensaio realizado com agregado (areia) úmido.
(Tabela 1.1 - Traços de Argamassa, Grupos 1 a 9, e traço 10 executado pelo profº em Laboratório)





PROCEDIMENTO

O ensaio iniciou com a definição dos grupos econsequentemente do traço elaborado por cada grupo de acordo com a tabela apresentada em laboratório. No caso do grupo 9, o traço é de 1:2:9 onde os números representam uma medida de cimento, duas medidas de cal e 9 medidas de areia de granulometria "grande".



As medidas foram realizadas com recipiente previamente selecionado pelo professor e com volume similar para todos os grupos. Também foramutilizados uma espátula, uma bandeja e uma balança. Estes volumes foram a base de formação dos traços:


Os valores brutos obtidos foram:

Material
Massa (g)
Bandeja
90,3
+ Areia Grande (9)
1427,3
+ Cal (2)
1553,6
+ Cimento (CP IV) (1)
1667,7

Subtraindo-se as medidas e o recipiente, obtém-se:

Material
Massa (g)
Areia Grande (9)
1337
Cal (2)
126,3
Cimento (CP IV) (1)
114,1


O próximo...