Argamassa reciclada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS ARGAMASSA RECICLADA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2012

ARGAMASSA RECICLADA

Introdução

O entulho na construção civil se apresenta na forma sólida, com características físicas variáveis, que dependem do seu processo gerador, podendo apresentar-se tanto em dimensões e geometrias já conhecidas dos materiais de construção (como a da areia e a da brita), como emformatos e dimensões irregulares: pedaços de madeira, argamassas, concretos, plástico, metais, etc.

Praticamente todas as atividades desenvolvidas no setor da construção civil são geradoras de entulho. No processo construtivo, o alto índice de perdas do setor é a principal causa do entulho gerado. Embora nem toda perda se transforme efetivamente em resíduo - uma parte fica na própria obra - osíndices médios de perdas (em %) apresentados abaixo fornecem uma noção clara do quanto se desperdiça em materiais de construção - a quantidade de entulho gerado corresponde, em média, a 50% do material desperdiçado.

Já nas obras de reformas a falta de uma cultura de reutilização e reciclagem são as principais causas do entulho gerado pelas demolições do processo.

Nas obras de demoliçãopropriamente ditas, a quantidade de resíduo gerado não depende dos processos empregados ou da qualidade do setor, pois se trata do produto do processo, e essa origem, sempre existirá.

Reciclar o entulho - independente do uso que a ele for dado - representa vantagens econômicas, sociais e ambientais, tais como: economia na aquisição de matéria-prima, devido a substituição de materiais convencionais,pelo entulho; diminuição da poluição gerada pelo entulho e de suas consequências negativas como enchentes e assoreamento de rios e córregos, e preservação das reservas naturais de matéria-prima.

Utilização como agregado para a confecção de argamassas

Pesquisas existentes desde os anos de 1986 mostram o potencial de argamassas produzidas com areia de entulho. A produção de areia reciclada parauso em argamassas de assentamento de alvenarias e de revestimentos de paredes e tetos talvez seja uma das mais viáveis, porque argamassas para essas aplicações não estão sujeitas a exigências estruturais.

A construção civil consome agregados, que são materiais naturais não renováveis e estão se tornando escassos em algumas regiões do país. No Brasil, pode-se estimar um consumo anual de 210milhões de toneladas de agregados somente na produção de concretos e argamassas.

Entulho de obras A reciclagem dos resíduos na construção civil surge como uma necessidade para a preservação do meio ambiente e é uma das possíveis alternativas para suprir a demanda de agregados para emprego na construção civil.

Após ser processado por equipamentos denominados "argamasseiras", que moem o entulho,na própria obra, em granulometrias semelhantes as da areia, ele pode ser utilizado como agregado para argamassas de assentamento e revestimento.

Materiais utilizados

A areia artificial produzida a partir da reciclagem de RCD (reciclagem de resíduos de construção e demolição) está sendo aqui chamada apenas de areia reciclada. Na NBR 13529/95 é designada por "agregado de entulho reciclado" econceituada como "material proveniente da moagem de:



argamassas endurecidas;



blocos cerâmicos;



blocos de concreto ou tijolos com dimensão máxima característica de 2,4 mm";

Método de recuperação O entulho é inicialmente fragmentado com o uso de um britador de mandíbulas, e posteriormente moído por moinho de martelos.

Britador de mandíbulas

Moinho de martelosPara a preparação da argamassa, o material obtido é separado em peneiramento, sendo constituído de material passante por peneira especificada na ABNT. (Ex.: ABNT nº 4 (4,8 mm), ABNT nº 200 (0,075 mm) e NBR 7211).

No processo de britagem, parte do entulho apresenta granulometria inferior, sendo similar a da areia. Este resíduo mais fino é o utilizado como agregado para argamassas de assentamento...
tracking img