Argamassa armada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Engenharia |
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 2

Argamassa Armada
Concreto protendido
Solo Grampeado

Alunos:
ÁLLAMO LÍUS
GUILHERME XIMENES
MAXWEL SOARES
LUIZ JÚNIOR
VALBERTO NEIVA MACIEL
Setembro de 2012

Introdução

O presente trabalho retratará as definições, características, aplicações, vantagens e desvantagens da Argamassa Armada assim como o Concreto Protendido eo Solo Grampeado.
Estas três técnicas são utilizadas na construção civil por diversos motivos que serão esclarecidos agora.

Argamassa Armada
A argamassa armada pode ser definida como um micro concreto armado, resultante da associação de argamassa (cimento/areia/água), com uma armadura de aço constituída por fios de pequeno diâmetro e pouco espaçados entre si (tela soldada).
Pode-se dizerque é um material intermediário entre o ferrocimento do engenheiro italiano Píer Luigi Nervi e o concreto armado, levando vantagem sobre este no que se refere à elasticidade, deformação de alongamento e fissuração.
Por sua grande versatilidade e pequena espessura das suas peças, pode adaptar-se a infinitas formas, sendo utilizada em: Abrigos para Passageiros, Algerozes e Prateleiras, Cadeiras paraPiscina, Caixas d’água, Carteira Escolar, Cascas de Coberturas, Cascatas Para Piscina, Divisórias, Esculturas, Lajes Nervuradas, Lixeira, Mobiliário, Piscinas, Piso Elevado, Toldos e Pré-moldados diversos.
No Brasil, é regida pela norma NB-1259 E NBR-11173/89 da ABNT.
Características:
* Possui pequena espessura (20mm em média), o que lhe permite possuir baixo peso unitário, tornando-seadequado a construções leves.
* Fácil modelagem
* Fácil manuseio, pois a construção com a argamassa armada é semelhante a um "brinquedo de encaixe".
* Necessita de equipamentos leves.
* Apresenta ausência de fissuras macroscópicas quando sob impacto.
* Possui adequada resistência mecânica.
* Unidade de compra: m2
Observação: As formas utilizadas para a argamassa estão sendosubstituídas de madeira para aço, plásticos ou materiais sintéticos para diminuir o custo. 
Emprego:
* Escadarias drenantes (escada cuja parte inferior passa a rede de esgoto) sendo, por isso, utilizadas em caminhos de acessos a habitações localizadas nas encostas.
* Muros de arrimo.
* Cobertura de grandes e pequenos vãos.
* Módulos sanitários. 
* Piso e cobertura de passarelas. * Sistema construtivo para escola de dois pavimentos. 
* Revestimento de canais. 
* Silos agrícolas. 
Constituição: 
A constituição da argamassa armada pode ser alterada de acordo com seu uso, como por exemplo:
* Cimento: Além do cimento Portland comum podem ser empregados outros cimentos especiais como o pozolânico, o de alta resistência inicial, o de alto forno, areia deargila expandida, etc.
* Adições Minerais: Acrescenta-se microssílica e outras pozolanas visando a economia do cimento ou obtenção de argamassa de alto desempenho.
* Aditivos: Pode-se empregar todos os diversos aditivos disponíveis para concreto (tomando devido cuidado com aqueles que possam corroer a armadura), assim como polímeros que adicionados à mistura tornam a argamassa mais impermeávele resistente a agentes agressivos. 
Cuidados Especiais:
A argamassa armada permite a utilização de produtos para acabamento superficial sejam estes de ordem estética, proteção contra umidade, abrasão ou corrosão.
Exemplos de obras em argamassa armada:
* Construção de um banco em argamassa armada




* Construção de uma caixa d água em argamassa armadaVantagens e Desvantagens

Assim como todo e qualquer outro material de construção, a Argamassa Armada, apresenta vantagens e desvantagens. Algumas das principais vantagens e desvantagens estão listadas a seguir. Para as desvantagens são discutidas algumas das providências que podem ser tomadas para minimizar, ou em alguns casos até mesmo eliminar, essas deficiências.
Vantagens
As principais...
tracking img