Arender com os erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Curso de Especialização em Recursos Humanos - Turma B
Disciplina: Avaliação Institucional e da Aprendizagem
Professoras: Giselle Silva e Kátia Cunha
Alunas: Luciana Firmo, Sinselma Ramos, Stela Rocha e Synara Souza.

APRENDER COM OS ERROS
Aprender com os erros, Torres (2007), é um livro muito integrante, pois nos leva a refletir sobre a pratica daavaliação em sala de aula ou na empresa ou em nosso meio de convívio com o outro. Fizemos uma leitura sobre os Capítulos 2 e 3 deste livro, em que no primeiro tivemos as Bases Teóricas do Erro e como ele é tratado.
O Autor nos traz conceitos sobre o que vem a ser a intuição ou como a ciência se constrói sobre as ruínas dos erros, na qual vem subdividida em: a intuição como percepção, a intuiçãocomo imaginação, a intuição como intelecção e a intuição como prudência (fronesis), iluminação ou insight. Não nos detemos neste ponto, pois não ficou claro a idéia do autor para nós. Em seguida o autor fala sobre o papel do erro na construção do conhecimento, em que Torre traz a negação e o erro como principio de racionalidade, pois para a filosofia, o erro é um julgamento falso e um estadosubjetivo da mente que consiste na ilusão da verdade. O erro como instrumento de verificação de conjeturas e sobre o erro e o problema como fonte de conhecimento. Mas nos detemos com os três enfoques para o erro e conceitos ou acepções de erro na aprendizagem.
Três enfoques para o erro:
• O erro como falha punível e como efeito a ser evitado: foi considerado pelas diferentes sociedades comoindicador de fracasso e obstáculo ao progresso. A sanção do erro tem sido uma constante estreitamente ligada ao ensino.
• O erro como sinal de progresso: “sem erro não é possível o progresso”, esse novo paradigma substitui o conceito de aprendizagem como formação de hábitos pela formulação de hipóteses sobre aquilo que nos rodeia.
• O erro como processo interativo: considera o erro como resultado dainteração sociocognitiva.

Conceitos ou Acepções de Erro na Aprendizagem:
• O erro como falta de verdade: A limitação desse conceito está na dificuldade para determinar o que é verdade e o que não é.
• O erro como incorreção por falta de conhecimento ou de clareza: A origem desse tipo de erro pode provir da confusão, do equívoco ou da ignorância em relação à informação que é pedida.
• O errocomo equívoco: falta de conhecimento, falta de atenção, negligência, etc.
• O erro como desajuste conceitual ou moral: Transferindo esse conceito para o contexto escolar, o erro representa um desajuste entre norma estabelecida pelo professor como válida ou correta e a resposta dada pelo aluno.
• O erro como sensor de problemas: para Bachelard in Torre 2007, o erro é um “passo obrigatório” doconhecimento, porque o saber não é dado, mas construído e essa construção se nutre de observações, primeiras evidencias e hábitos, que servem de apoio epistemológico na construção do saber.
No que se refere ao capítulo 3, De uma pedagogia do êxito a uma didática do erro, Torres (2007) discursa sobre a diferenciação entre a prática pedagógica baseada na pedagogia do êxito e o trabalho orientado para apedagogia do erro. Em linhas gerais, a pedagogia do êxito centra sua atenção nos resultados de uma avaliação voltada para objetivos conceituais, na qual os erros são considerados um indicador de resultados não-alcançados. Nesta, a função do professor é de corrigir os erros e o papel do aluno é a de ter uma postura receptiva em relação à exercitação e aplicação das atividades propostas peloprofessor.
Já a pedagogia do erro visa uma avaliação de processos, meios e resultados de aprendizagem, por meio da qual o professor faz do erro um elemento construtivo da aprendizagem. Nesta pedagogia prioriza-se uma investigação dos processos cognitivos, em que o professor orienta e guia as aprendizagens tomando como referencial o erro do aluno, dando a ele uma atitude participativa e reflexiva...
tracking img