Arelação da leitura e da escrita com minha monografia

Páginas: 6 (1412 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
FATECE
FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
CML EDUCACIONAL – PÓLO TATUAPÉ

ERICA VANESSA SOARES ROCHA DO NASCIMENTO

A RELAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM MINHA MONOGRAFIA

PIRASSUNUNGA
2011
FATECE
FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
CML EDUCACIONAL – PÓLO TATUAPÉ

ERICA VANESSA SOARES ROCHA DO NASCIMENTO

A RELAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM MINHA MONOGRAFIATrabalho apresentado à CML Educacional/ Fatece, como
parte do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia
Clínica e Institucional, sob a orientação da
Ms. Profª Rejane Campilongo Angelo, para avaliação
do módulo: A Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita.

PIRASSUNUNGA
2011
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................01
Educação Infantil ..........................................................................................................02
Inclusão / Educação Inclusiva ......................................................................................04
Conclusão.....................................................................................................................06
Referências Bibliográficas ...........................................................................................07

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema: A relação da leitura e da escrita com minha monografia. Sou professora de Educação Infantil na Prefeitura do Município de São Paulo e atuo no Centro de Educação Infantil “ Profª Maria Augusta de Paula ” e naEscola Municipal de Educação Infantil “ Margarida Maria Alves ”, ambos localizados na periferia da zona leste da cidade (São Paulo). O tema que escolhi para minha monografia tem como título: As práticas educativas do Centro de Educação Infantil “Professora Maria Augusta De Paula” com relação à Educação Inclusiva. A escolha do tema surgiu à partir da vivência em meu cotidiano profissional, por tratar– se de uma problemática comum entre os profissionais de educação e assunto de atual e grande relevância à Educação; já que a Inclusão é uma nova perspectiva imposta pelo cotidiano escolar.
Sendo a educação infantil a primeira etapa da educação básica no Brasil, vejamos então quando da inclusão e, sua relação com a leitura e a escrita.


EDUCAÇÃO INFANTIL
A criança é um ser histórico esocial, com uma determinada cultura, que sente e pensa o mundo de um jeito próprio, devendo ser entendida e respeitada em suas especificidades.
Nesse sentido, a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cultural, garantindo às crianças aaquisição gradativa de novas formas de expressão, reconhecimento e representação de seu mundo, a partir das informações que traz consigo, adquiridas através das experiências vividas no cotidiano de seu grupo sócio-cultural, estimulando a sua autonomia e criatividade.
Para tanto, é necessário oferecer às crianças condições favoráveis para o seu desenvolvimento e aprendizagem, ampliando o universo doconhecimento infantil, estabelecendo vínculo entre o saber que a criança já traz e o conhecimento que vai construir, tornando o ato de aprender instigante e significativo, promovendo um espaço de interação entre as crianças e seu entorno, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades.

Além do mais, os primeiros anos de vida repercutem para sempre no desenvolvimento infantil. E odesenvolvimento infantil é um direito, por isso deve ser uma prioridade para a Educação.
Nessa etapa de ensino, as funções de cuidar e de educar coexistem, de forma complementar e indissociável, superando dicotomias e amparadas numa compreensão de desenvolvimento integral, concebendo a criança como um ser humano (e não um vir a ser).
Mas é importante lembrar que o processo de letramento inicia-se na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • monografia leitura x escrita
  • monografia escrita
  • leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • LEITURA E ESCRITA
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!