areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


















Areia natural X Areia artificial






Eni Carla Ramos Belício
Jessica Batista Martins






Professor:
Celso








Ipatinga / MG
2013











































Avaliação: ________________


Nome e Assinatura do professor responsável: Celso





Areianatural X Areia artificial


A areia natural é quase sempre comercializada da forma que é extraída, passando apenas por grelhas fixas que separam as frações mais grossas (cascalho, pelotas, etc) e eventuais contaminantes (material orgânico, vegetação, etc), e por lavagem para retirada de argila.
Segundo dados do DNPM 2002, no Brasil, 90% da areia natural de origem aluvial (rio ou curso d’água queseca em determinada estação do ano) que é extraída de leitos de rios e apenas 10% é extraída em cava seca, entretanto a dragagem em leitos de rio é uma prática em crescente desuso.
A areia natural, por ser um material de grande utilização em obras de engenharia, tem sofrido um esgotamento progressivo de suas jazidas, com o conseqüente aumento de seu custo, levando à busca de soluçõesalternativas.
Os três métodos de obtenção da areia natural podem ser assim descritos:
a) Cava seca: este método de cava seca da areia natural é empregado na lavra de depósitos de planície fluvial, formações sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas. A extração é feita por desmonte hidráulico com a minaevoluindo para o formato de uma cava ou de talude irregular. Normalmente, está operação éantecedida pelo decapeamento realizado com tratores de esteira e pás-carregadeiras.
b) Cava submersa: a extração é realizada na base e nas paredes laterais de cava preenchida com água, sendo realizada por uma draga instalada sobre um barco e equipada com bombas centrífugas. Geralmente esta cava é formada por desvio dos rios, com material inconsolidado ou com pouca coesão. As bombas são acopladasà tubos condutores de água necessária à escavação, que servem também como meio de transporte da polpa para um peneiramento simples e estático realizado próximo às margens. Posteriormente a areia é encaminhada para armazenamento e expedição.
c) Leito de rio: é efetuada pela dragagem dos sedimentos existentes nos leitos dos rios, em profundidades não muito grandes, através de bombas de sucçãoinstaladas sobre barcaças ou flutuadores. Estas bombas são acopladas às tubulações que efetuam o transporte da areia em forma de polpa até os silos. Devido ao elevado assoreamento e poluição dos rios, que também oneram a limpeza e seleção do material lavrado, este processo está gradativamente sendo abandonado nas principais regiões do país.
O beneficiamento da areia natural, para utilização nasconstruções civis, é um processo realizado concomitante à lavra e constitui-se de lavagem, peneiramento para classificação e secagem
A lavagem é uma operação de beneficiamento nos métodos de lavra seca e cava submersa, com movimentações sucessivas e lavagem da areia. Na lavra da cava seca, a lavagem é mais intensa e feita mediante o jateamento d’água na areia armazenada nos tanques de decantação,proveniente da caixa de acumulação.
A classificação dos produtos é iniciada por um peneiramento, com retirado do material mais grosso (pedrisco, cascalho, etc), em grelhas ou peneiras estáticas. O material é separado por classe granulométrica, em caixas de classificação e armazenamento, também conhecidas como silos, com o preenchimento gradativo das caixas por decantação, da direita para a esquerdae de baixo para cima. As primeiras recebem o material mais grosso, e assim sucessivamente, as caixas vão sendo preenchidas até restar a fração sobrenadante que é encaminhada para a bacia de decantação.
Os produtos finais são área grossa, média e fina, ea sua expedição é feita diretamente nos silos, ou são estocados em pilhas.
“Já é consenso que a extração de areia natural é uma atividade...
tracking img