Areas que um farmaceutico pode atuar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AREAS QUE UM FARMACEUTICO PODE ATUAR

1. ACUPUNTURA
Resolução 516, que define os aspectos técnico do exercício da acupuntura na medicina tradicional chinesa como especialidade do farmacêutico.
O farmacêutico, no exercício de suas atividades profissionais, no âmbito da técnica de acupuntura, em consultório, sala de acupuntura ou como parte de equipe multiprofissionais de saúde em hospitais,em unidades básicas de saúde, em clinicas, em entidades similares ,deve seguir técnicas especificas padronizadas e reconhecida pela organização mundial da saúde (oms), e pela pratica da medicina chinesa.
2. ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA
Planejar, organizar e supervisionar as atividades na unidade de farmácia sob sua responsabilidade; planejar, orientar, acompanhar, avaliar e controlar osprogramas de organização das atividades técnico-administrativas do setor; prestar assistência farmacêutica integral na área de farmácia hospitalar: aquisição, armazenamento, dispensação , controle e fracionamento de medicamentos; auxiliar nos registros de entrada e saídas dos medicamentos e produtos correlatos; prestar atendimento e assistências a pacientes ambulatoriais, internados ou semi–internados,quando necessário; prestar informações ao corpo clinico; preparar antineoplástico; desenvolver as atividades de assistência de farmacêutico hospitalar inerente ao serviço; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de dificuldade; obedecer as normas técnicas de biossegurança na execução de suas atribuições.

3. ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Administração hospitalar planeja, organizar,coordenar e dirigir as atividades do hospital, afim de que este atinja sua finalidade, ministrando um atendimento eficiente a todos os que o procurarem , estimulando a pesquisa e a educação na área da saúde e desempenho do hospital , implantando rotinas e providenciando os equipamentos necessários para operar de acordo com a politica traçada pela alta direção.



4. ANALISES CLINICAS
Consistem ,fundamentalmente , na detecção e /ou medição de determinadas substancias ou microrganismo em amostras de produtos biológico ( sangue, urina, fezes, saliva, etc ).
5. CITOQUIMICA
A citoquimica é um ramo da biologia celular (citologia) que enfoca o estudo da composição química das células e seus processos biológicos moleculares. Utiliza analises químicas e quimiofisicas que possibilitam suaobservação. A citoquimica é considerada um elo de ligação entre a bioquímica e a morfologia.
6. HOMEOPATIA
Homeopatia é um método terapêutico que baseia-se nos princípios estabelecidos por Christian Friedrich Samuel Hahnemann: cura pelos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único. E desenvolvido por outros inúmeros cientistas.
7. VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Sãoas ações de fiscalização onde o farmacêutico pode atuar. É proporcionar o controle de qualidade de atendimento, fiscalizar os medicamentos vendidos, verificar se os estabelecimentos seguem as normas, entre outras ações de monitoramento.
8. INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS
O farmacêutico industrial é um profissional que atua na indústria farmacêutica, sendo atribuídas a ele funções que englobam desde acompra de matérias primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos fabricados. Dentre as áreas da cadeia de produção de medicamentos podemos citar também os setores de controle de qualidade, supervisão de produção, desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e farmacovigilância (serviço de atendimento ao cliente)locais onde este profissional deve atuar. São também atribuições o aperfeiçoamento dos processos fabris vigentes e o desenvolvimento de novos fármacos.
9. EDUCAÇÃO
O farmacêutico professor atua em instituições de ensino superior, ministrando as disciplinas de farmacologia, farmacocinética, farmacognosia, farmacotécnica, química orgânica, química farmacêutica dentre outras. Atua também com...
tracking img