Areas degradadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-----------------------

Jayme Valadares, Isaella Gomes Valadares, Edmilson Bociga, Liamar Maria Romualdo Crestani, Dorvalina Nunes, Rodrigo Alves de Souza Silva, Rocicley Souza de Lima, Perla Andréia Machado Galvão e Rosa Leiles dos Santos.

Reflorestanto para o Futuro

Se queres colher a curto prazo... Plante arroz.
Sequeres colher a médio prazo ... Plante uma árvore.
Se queres colher a longo prazo...Eduque o homem.

(Provérbio Chinês)

Conquista D’Oeste - 2009

Fundamentação Teórica - empírica
Com a leitura do artigo da pesquisadora Maria da Glória G. de Melo pudemos nos orientou melhor para redigir o nosso projetoabordando áreas degradadas e reflorestamento.

Estudos sobre a caracterização morfológica dos propágulos de espécies florestais e tecnologia das sementes é ferramenta básica para recuperar ou restaurar áreas degradadas.
“A semente é o principal meio de propagação das espécies e base da regeneração natural da floresta”. Assim afirma a pesquisadora Maria da Glória G. de Melo, que coordena oLaboratório de Sementes e Viveiros Florestais da EST/UEA, onde se desenvolvem trabalhos sobre caracterização morfológica de propágulos das espécies que ocorrem na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM,) em Urucu, a fim de compreender a dinâmica da floresta e contribuir com o reflorestamento de áreas degradadas.
 ”A identificação correta das plântulas no campo é uma dificuldadeencontrada pelos parabotânicos (antigo mateiro), porque nem sempre as características morfológicas do indivíduo adulto são similares às do indivíduo jovem. Para se reflorestar uma área degradada precisamos, por exemplo, de espécies pioneiras resistentes à alta luminosidade e que se adaptem às condições adversas de campo”.

Justificativa

Nos dias de hoje existe uma grande preocupação comos problemas ambientais.
Diante disso uma vez que a região é contemplada com jazidas de minérios, surgiram à necessidade de se adotar medidas de recuperação das áreas degradadas pela ação do homem.

Reflorestando para o futuro

Palavras chaves: Recuperar, Humanizar e Concretizar.

Resumo

Diante aos problemas ambientais detectados nos municípios de Conquista D’ Oeste, NovaLacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, sentimos a necessidade de implantar uma política ambiental mais agressiva, desta forma convocando o poder público, a sociedade civil organizada e empresas para podermos dessa forma realmente encontramos soluções para resolvermos os problemas ambientais existentes e fiscalizar com eficiência para que esse problema não venha repetir no futuro. Os riosque abastem as nossas cidades nascem no chapadão dos Parecis, como: Rio Galera, Corgão, Sararé, Seixas. Portanto temos a necessidade da preservação e conservação destes mananciais. Ressaltando que essas áreas são passives de degradação natural da ação do tempo e que as matas ciliares, assim como a mata propriamente dita, já houve ação degradadora pelo homem, como por exemplo, a extração mineralem todos esses municípios e que essas áreas também precisam de recuperação ambiental, para que possam ser usadas por gerações futuras.

Tema e Problematização de pesquisa

Esse projeto visa minimizar os problemas ambientais causados pela ação do homem, na área de mineração existente na região. Através de pesquisas realizadas profissionais habilitados, é feito um estudo da áreaonde conta-se com parceiros, com órgão competentes como SEMA, DNPM, IBAMA, para analisar o solo e detectar áreas especificas onde se encontra o minério a ser extraído.
Depois da degradação tem-se o compromisso de recuperara área degradadas, pela atividade de mineração.

Sumário

1. Tema e Problemas de pesquisa..........................................5

2....
tracking img