Areas de atuação do profissional de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Áreas de Atuação do Profissional de Contabilidade
A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional. Entretanto, no Brasil, em especial na pequenaempresa, a função do contador tem sido distorcida, voltando-se quase que exclusivamente para satisfazer às exigências fiscais.

O enfoque fiscal da função do contador, embora de extrema importância,representa apenas uma das facetas da profissão, cujo objetivo primordial é produzir e/ou gerenciar informações úteis aos diversos grupos de usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.

OContador, no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações, contribuindo para decisões gerenciais fundamentais, tais comocomprar ou alugar uma máquina, terceirizar ou não certas operações, decidir sobre preços de produtos/serviços, contrair dívidas a longo ou curto prazos, verificar que níveis de estoque deverão sermantidos, qual a quantidade ótima de materiais a serem comprados, elaborar programas de reduções de custos, planejamento tributário etc.

Há que se considerar também a finalidade social do contador,já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate a corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas.

Dentre as novas perspectivas profissionais na áreacontábil, podem ser citadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos,voltada para cenários e ações/procedimentos futuros, a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do FASB, IASC e Mercosul), Contabilidade Aplicada à Logística etc.Principais Atividades
Empresa
- Contador Geral - Fornece informações obrigatórias a qualquer tipo de empresa. Se divide em várias áreas dependendo do tipo de aplicação.Por exemplo: contabilidade...
tracking img