Arduino X Raspbrry Pi

518 palavras 3 páginas
Arduino
O Arduino é uma plataforma de hardware livre, onde utiliza o micro controlador Atmel AVR como cérebro. Possui alguns pinos de E/S digital e analógica, interface serial ou USB para comunicação, e recursos de extensão de hardware com conexões de placas chamadas shields, onde há diversos deles no mercado e com diversas finalidades como displays, porta ethernet, Wifi, drivers para motores etc.
Lançado em 2005 na Itália, com o intuito de interagir com projetos escolares com baixo custo, o Arduino é hoje utilizado para facilitar a prototipagem, implementação e emulação de sistemas interativos, seja a nível doméstico ou comercial.
Com ele, é possível criar sistemas inteligentes capazes de ler sensores e comandos, acionar motores e relês, e enviar informações das mais diversas formas, seja por displays LCD, LED até via Internet, através de programação por software, o qual é escrito em linguagem apropriada utilizando um PC, compilado e enviado ao micro controlador através da porta USB.
O ambiente de programação Arduino IDE, encontra-se disponível para download de forma gratuita no site oficial do projeto http://arduino.cc.

Raspberry Pi
O Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, o qual utiliza processador da arquitetura ARM v6, de clock 700Mhz (equivalente a um Pentium II 300Mhz da arquitetura x86), 512Mb de Memória RAM, GPU capaz de exibir imagens com qualidade de Bluray com 1080p30 H.264 40Mb/s (mesmo desempenho da GPU do primeiro XBOX), saídas de vídeo com interface HDMI e RCA, e áudio via HDMI e conector P2 3.5mm, Porta USB (o modelo B possui 2 portas), porta FastEthernet 10/100 (apenas modelo B), portas de E/S (GPIO) e Slot para o cartão SD do sistema operacional, onde é utilizado apenas as versões do GNU/Linux compilado especialmente para esta arquitetura (há diversas distribuições GNU/Linux específicas para o Rasp sendo desenvolvidas para as mais diversas finalidades).
O Raspberry Pi foi idealizado em 2006, no laboratório

Relacionados