Arco do triunfo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arcos de Triunfo

A origem dos Arcos de Triunfo remonta a um costume romano de construir estes monumentos à passagem dos vitoriosos. Eles celebram as vitórias militares romanas, representadas nos baixos-relevos dos arcos, onde os artistas esculpiam as campanhas militares e os despojos dos vencidos.
Os atuais cinco Arcos de Triunfo existentes na cidade de Roma representam os triunfos de Druso,Tito, Sétimo Severo, Galliano e Constantino. Na província, também se construíam Arcos de Triunfo, para comemorar acontecimentos da vida municipal, contudo, esta designação não é muito apropriada, pois tem mais a ver com o tipo de arcos que exalta a glória dos vencedores romanos.
Os arcos mais conhecidos são os de Tito e de Constantino. No Arco de Tito, de 81 d. C., estão representadas cenas comoa tomada de Jerusalém; numa das cenas entre os despojos da batalha figura um candelabro judaico de sete braços, o menorah, entre outros objetos sagrados. Neste monumento, comemorativo das vitórias de Tito, a ilusão do movimento é muito bem conseguida, nomeadamente no trabalho das figuras entre a multidão.
No Arco de Constantino, localizado junto do Coliseu de Roma, edificado entre 312 e 315, umdos maiores e melhores monumentos deste tipo, está condensada a missão deste imperador.
Também encontramos este tipo de construção em Ancona, em Benevento, na Itália; em Saint-Ren, perto de Arles, em Carpentras e em Orange, estes já na França.
Nos tempos modernos foram igualmente construídos arcos, para honrar as conquistas de chefes políticos. Em Napóles foi elevado um arco de Afonso de Aragão;em Paris foi edificado um monumento deste tipo para dignificar Luís XIV ao qual foram dados os nomes de Porte Saint-Denis e Porte Saint-Martin, respetivamente. Com Napoleão, foram construídos os arcos de Carrousel e de L'Etoile dedicados ao Grande Exército. A edificação do Arco de L'Etoile foi decretada depois da batalha de Austerlitz, a 12 de fevereiro de 1806, por Napoleão, e foi construídosegundo um plano do arquiteto Chalgrin. Ficou célebre a imagem dos exércitos alemães marchando junto deste arco, durante a Segunda Guerra Mundial. Nele encontra-se, também, o túmulo do Soldado Desconhecido. O Arco de Carroussel, também erigido em 1806, seguiu os planos de Percier e Fontaine.
O Arco de Marselha, por sua vez, foi consagrado pela Monarquia de julho às glórias da República e do ImpérioArquitetura - Arco de Tito (81 d.C.)

Arcos de Triunfo são monumentos arquitetônicos criados pelos Romanos para comemorar ou simbolizar uma vitória militar. Cada arco de um triunfo romano, portanto, remetia a uma batalha e a um determinado imperador, em honra de quem se erguia o arco.
O costume romano era construir esses monumentos para a passagem dos vitoriosos quando de seu retorno aoImpério. Aos arquitetos era exigido que contratassem artistas para desenhar e esculpir cenas heróicas das campanhas militares e a derrota dos vencidos.
Originalmente eram construídos em madeira, por isso nem todos os arcos de triunfos romanos sobreviveram. Na Idade Moderna, principalmente com o surgimento do Neoclassicismo, eles foram utilizados como modelo para a construção de novos monumentosurbanos, em um contexto que diferia do original, se bem que sempre celebrando alguma personalidade ou algum feito heróico.
Começamos a semana com o Arco de Tito. Mandado construir pelo Senado Romano durante o reinado de Domiciano, é um Arco Triunfal erigido em comemoração da vitória dos Romanos sobre uma revolta na Judéia (antigo nome da Palestina).
O Imperador Tito Flávio, filho de Vespasiano,comandou as legiões romanas que ocuparam a capital da Judéia em 1 de Agosto de 67. Com esta ocupação teve início a destruição do Templo de Jerusalém, que seria concluída no ano 70: acontecimento que foi considerado a realização de uma das profecias de Jesus Cristo.

Toda a decoração sob o arco mostra os vitoriosos legionários romanos se apossando do que puderam saquear de Jerusalém. Numa de suas...
tracking img