arco de manguerez

4142 palavras 17 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E GASTRONOMIA
CURSO DE ENFERMAGEM

ARCO DE MAGUEREZ: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA – CRDT

Goiânia – GO
2013/1

ANDRÉ FRANCISCO RAMOS
BRUNNA PEREIRA DE MORAES
LEANDRO ALVES RODRIGUES
LORENA DE PAULA PINTO
ROSANGELA CHEQUE DE SOUZA
SAMARA FERREIRA DE FREITAS

ARCO DE MAGUEREZ: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA – CRDT

Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás, para fins de avaliação parcial de N1, do eixo temático: ENF1053 - Atividade Integradora IV.
Professoras: Ms. Isolina de Lourdes R. Assis e Ms. Fernanda Guilarducci Pereira.

Goiânia – GO
2013/1

1. INTRODUÇÃO

O Sistema Único de Saúde ( SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90. Essas leis têm com finalidade alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público e gratuito a qualquer indivíduo (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE , 2013).
O SUS é destinado a todos os cidadãos. Este sistema é financiado com recursos arrecadados do governo federal, estadual e municipal através de impostos e contribuições sociais pagos pela própria população. O SUS tem como meta tornar-se um importante mecanismo de promoção da equidade no atendimento das necessidades de saúde da população, ofertando serviços com qualidade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivo da população (BRASIL. MINISTERIO DA SAÚDE, 2013).
Esse sistema no Brasil se propõe a promover a saúde, priorizando as ações prevenção e promoção da saúde, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. O controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação são realizados por meio da vigilância epidemiológica. Já o

Relacionados

  • Arco de manguerez
    1250 palavras | 5 páginas
  • AUDITORIA DE ENFERMAGEM: AVALIANDO A QUALIDADE DO SERVIÇO
    352 palavras | 2 páginas
  • A pratica da Metodologia Ativa
    5697 palavras | 23 páginas
  • enfermagem
    1603 palavras | 7 páginas