Archigran

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARCHIGRAM
Archigram foi um grupo de arquitetos ingleses formado em 1961 - embora o grupo só tenha adotado o nome de fato em 1963 - com base na Architectural Association School of Architecture, em Londres, cujas propostas buscavam um diálogo mais próximo com o contexto cultural da época. Se inspirou na tecnologia como forma de expressão para criar projetos hipotéticos, na tentativa de resgataras premissas fundamentais da arquitetura moderna, resguardadas as particularidades da época. O nome de Archigram, nome composto através da união das palavras architectural + telegram, ou aerogram.
O grupo Archigram foi precedido e influenciado por Yona Friedman, arquiteto húngaro que desde o final dos anos 50, dedicou sua atenção ao problema dos arquitetos terem que tomar uma quantidade enorme dedecisões de diversas complexidades, de tal modo que lhes era impossível prever a evolução das múltiplas necessidades em permanente mudança. Para ele era necessária uma arquitetura mutável que pudesse ser montada e desmontada conforme a vontade do proprietário. Deveria também possuir estrutura que possibilitasse essa idéia.

arquitetura mutável, Yona Friedman, 1956
Richard Buckminster Fuller(1895 – 1983) nasceu nos Estados Unidos. Foi além de arquiteto, designer, filósofo, artista plástico, engenheiro, escritor, matemático, professor e inventor. A arquitetura para ele deveria ter como objetivo principal, a criação de abrigos versáteis, leves e flexíveis, sendo máquinas de morar capazes de se modificar de acordo com as necessidades de quem as habitava. Para amparar sua idéia,Bukminster Fuller desenvolveu uma teoria denominada “geometria energético-sinergética”. As cúpulas geodésicas projetadas por ele, são a concretização das suas pesquisas no sentido de encontrar o máximo de eficiência na tecnologia das estruturas.

casa autonoma, Buckminster Fuller, 1946
ARCHIGRAM – Os projetos As idéias do Grupo Archigram surgem nos anos sessenta do século XX. Com o advento datecnologia, surge nas sociedades uma cultura baseada na relação de novos sistemas de comunicação e de informação e das tecnologias eletrônicas. O grupo é constituído inicialmente por estudantes de arquitetura e urbanismo que publicam uma revista ilustrada de caráter contestatório e provocativo de nome Archigram. O nome faz referência às palavras architecture e telegram (ágil e instantânea como umtelegrama). A programação visual da revista foi toda baseada em bricolagem, com justaposição de desenhos técnicos, fotografias, fotomontagens e textos contrapondo-se à monotonia de representações, existente até o momento.
PRINCIPAIS MEMBROS
RRon Herron (1930-1994)
Nasceu em Londres, Herron estudou arquitetura na Brixton School of Building and Regent Street Polytechnic. Além de ensinar na AA(Architectural Association School of Architecture) entre 1965 e 1993, ele fundou a firma de arquitetura , Herron Associates, com seu irmão Andrew and Simon em 1981. Herron morreu em 1994.

David Greene
Nasceu em Nottingham,em 1937. Greene formou-se em arquitetura. Atualmete ,ele trabalha como professor na universidade de Westminster . Sob o nome "Green House," ele está ocupado escrevendo eexecutando projetos teóricos.

Dennis Crompton
Nasceu em Blackpool,em 1935, Crompton estudou arquitetura na universidade de Manchester. Enquanto trabalhava na AA, ele também leciona teaches e está envolvido com niumerosas publicações nas universidades. Ele atualmente ensina na Bartlett School of London University.

Peter Cook
Nasceu em 1936 em Southend-on-Sea . Cook estudou na BournemouthSchool of Art e na the AA em Londres. Atualmete , ele trabablha como professor de arquitetura na Bartlett School of London University. Em 2003, he uniu forças com Colin Fournier to complete the projeto de Kunsthaus in Graz , Austria . Ele também trabalhou como curador no Pavilhao da Ingalterra, em 2004 na Architecture Biennale em Venice.

Warren Chalk (1927-1987)
Nasceu em Londres, Chalk...
tracking img