Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os temas clássicos valorizados pelos Árcades eram como ideais de vida e, por isso, estavam interligados. Observe os cinco principais temas e entenda o que queria dizer:1.      Fugere urbem (fuga da cidade): influenciados pelo poeta latino Horácio, os árcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, isto é, uma vida simples e natural,junto ao campo, distante dos centros urbanos. Tal princípio era reforçado pelo pensamento do filósofo francês Jean Jacques Rousseau, segundo o qual a civilização corrompe oscostumes do homem, que nasce naturalmente bom.
---Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção
 
2.      Carpe diem (aproveite o dia): o desejo de aproveitar odia e a vida enquanto é possível. Tema já bastante explorado pelo Barroco e retomado pelos árcades, faz parte do convite amoroso (é necessário aproveitar a juventude paraamar).
---Aproveitamento do momento presente, aproveitar a vida, devido à incerteza do amanhã. Vivência plena do amor durante a juventude, porque a velhice é incerta
 3.      Aurea Mediocritas (vida medíocre materialmente, mas rica em realizações espirituais):  é a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vidaluxuosa e triste na cidade. O “herói” árcade é o homem simples, modesto.
 
4.      Inutilia Truncat (excesso inútil): opondo-se aos exageros do Barroco, sobretudo nalinguagem, os Árcades pretendiam “cortar os excessos”, se expressando com maissimplicidade.
---Cortar o inútil
 
5.      Tempus Fugit (a fugacidade do tempo): muito ligado aocarpe diem e ao fugere urbem, mostra a necessidade de sair do caos da cidade e aproveitar a vida no campo, enquanto se é jovem, pois o tempo passa e não volta jamais.
tracking img