Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem 
 
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascenção da burguesia e de seus valores sociais, políticos ereligiosos. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia (morada do deus Pan).

O arcadismoconstitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso pela expressão latina "inutilia truncat" ("cortar o inútil"). Os temas também sãosimples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão. As situações mais freqüentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a "aurea mediocritas"("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razã

A linguagem árcade é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVIII. Seus temas e suaconstrução procuram adequar-se à nova realidade social vivida pela classe que a produzia e a consumia: a burguesia.

Outras características da linguagem árcade que merecem destaque:Características:

- Arte ligada ao Iluminismo. Oposição ao absolutismo despótico e ao poder (barroco) da Igreja.

- Afirmação orgulhosa da racionalidade. Razão = Verdade = Simplicidade e clareza.

- Culto dasimplicidade. Como se atinge a mesma? Através da imitação (não no sentido de cópia, mas no de seguir modelos já estabelecidos).

- Imitação dos clássicos gregos. Em especial, Virgílio e Teócrito,clássicos pastoris.

- Imitação da natureza campestre, isto é, da ordem e do equilíbrio que essa natureza apresenta, o que dá a mesma um caráter de paraíso perdido. Dois elementos decorrem daaproximação do árcade da natureza campestre:

- Bucolismo: adequação do homem à harmonia e serenidade da natureza.

- Pastoralismo: celebração da vida pastoril, vista como um eterno idílio entre...
tracking img