Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.O nome “arcadismo” é uma referência à Arcádia, região campestre doPeloponeso, na Grécia Antiga, tida como inspiração poética.
A primeira metade do século XVIII escoa-se ainda dentro dos moldes estreitos da dacadência e do gosto: nota-se muita afetação eartificialidade nas produções literárias. A segunda metade do século, porém, marca o início de uma benéfica reação.
Efetivamente, essa ação literária, que se realizouparalelamente à reação doutrinária dos enciclopedistas,partiu da França(razão pela qual a Escola Acádica é também chamada a Escola Francesa) e propagou-se por Portugal, com a obra Um frade barbadinho, em 1746, de autoria de Luís AntônioVerney (1713-1729). Estava lançada a primeira pedra do edifício da renovação literária, que a Arcádia começaria a erguer.
O movimento tem caracteríticas reformistas com o intuito de encontrar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e a atitude da época. A aristocracia em declinio, viu sua riqueza esvaiar-se e dar lugar a uma nova organização econômica liderada pelo pensamento burguês.Contexto hitórico-social
O século XVIII, também conhecido como “Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura europeia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa controlar economicamente o Estado, através do comércio e de uma “rede” de bancos que estava crescendo. Outro ponte que marca o sécilo XVIII é o declinio da Antiga Nobreza e odescrédito nas questões teologicas provocado pelas polêmicas criadas pelo Clero. Com isso o Iluminismo se propaga por toda a Europa.
Esse período de renovação cultural que se caracterizou, em linhas gerais, pela valorização da Ciência e do espírito racionalista. O método experimental se desenvolve e a critica dos valores sociais e religiosos provaca polêmica, surge uma grande confiança nacapacidade do homem em promover o progresso social e a tentativa de libertar o universo cultural da influência religiosa acentua-se cada vez mais.
Na França, em 1751, começam a ser publicados os volumes da Enciclopédia, que reunia pensadores como Voltaire, Diderot, D’Alembert, Montesquieu, Rousseau, e que pode ser considerada o símbolo da nova postura intelectual. A segunda metade do século é marcadapela Revolução Industrial na Grã-Bretanha, pelo aumento da urbanização de modo geral, e pela independência dos Estados Unidos(1776). Esta, por sua vez, irá inspirar inconfidencias e revoltas em muitas colônias da América Latina como por exemplo a Inconfidência Mineira, isso até a chagada da família Real em 1808 no Brasil.
Na Itália tal influência assumiu feição particular. Conhecida comoarcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a Arcádia, região Sul da Grécia era dominada pelo deus Pã e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a "Arcádia" em 1690,uma academia literária que reunia osescritores na tentativa de de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e se reuniam muitas vezes em parques e jardins para falar da vida natural.
Em Portugal e no Brasil, experiência neoclássica na literatura deu-se em torno dos modelos doarcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, entre outros.
Características do Arcadismo
O arcadismo constitui-se de uma forma literária mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso na literatura latina “inutilia truncat” (cortar o inútil). Os temas também são simples, como por exemplo o amor, a morte, o...
tracking img