Arcadismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Arcadismo no Brasil:

1.1 Início

No Brasil, o rompimento com Estética Barroca e inicio do Arcadismo começou com a publicação de ”Obras Poéticas“, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768. Este movimento permaneceu de 1768 até 1836 como tendência literária, quando se inicia o Romantismo.

O Arcadismo também ficou marcado por dois aspectos centrais. O dualismo (conceito filosófico de duasrealidades contrárias entre si) dos escritores brasileiros do século XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas específicos da colônia brasileira; e a influência das ideias iluministas sobre os escritores e intelectuais brasileiros, que resultou no movimento da Inconfidência Mineira (movimento que luta contra a opressão dogoverno português) e seus trágicos resultados: prisão, mortes, exílios, enforcamentos.

Como no Brasil não existiu uma Arcádia como em Portugal,a concentração do arcadismo brasileiro foi principalmente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), Minas Gerais, onde um grupo de intelectuais se destacou na arte literária e na prática política, com grande participação na Inconfidência Mineira; seu aparecimento teverelação direta com o grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja base econômica era a extração de ouro. Este grupo era constituído por Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Tiradentes e outros.

O crescimento espantoso dessas cidades favorecia tanto a divulgação de ideias políticas quanto o florescimento de umaliteratura cujos modelos, os jovens brasileiros - foram buscar em Coimbra, já que a colônia não lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal, traziam consigo as ideias iluministas que faziam fermentar a vida cultural portuguesa à época das inovações políticas e culturais do ministro Marquês de Pombal.

Essas ideias, em Vila Rica, levaram vários intelectuais e escritores a desejarem aindependência do Brasil, principalmente após a repercussão da independência dos Estados Unidos da América em 1776.

1.2 Contexto Histórico

O Arcadismo no Brasil desenvolveu-se simultaneamente ao chamado ciclo do ouro, em Minas Gerais e teve em Vila Rica seu principal centro de difusão. Alguns de seus integrantes estiveram ligados à Inconfidência Mineira, principal evento político do século 18no Brasil, e teve início no ano de 1768, com a publicação do livro “Obras” de Cláudio Manuel da Costa.

O eixo do Brasil-colônia se deslocara do nordeste para a região centro-sul, Rio de Janeiro e, especialmente, Vila Rica. Esse deslocamento deu-se com o declínio da produção açucareira no Nordeste e ao desenvolvimento do ouro e do diamante em Minas Gerais. Essa intensa atividade econômica deuabertura ao aparecimento da vida urbana. Os poetas árcades brasileiros estudaram em Portugal e de lá trouxeram ideais que fervilhavam pela Europa inteira.

A descoberta do ouro na região de Minas Gerais, em fins do século XVII, significa o início de grandes mudanças na sociedade colonial brasileira. A corrida em busca do metal precioso desloca para serras, até então desertas; uma multidão deaventureiros paulistas, baianos e, em seguida, portugueses. A abundância do ouro gera extraordinária riqueza e os primeiros acampamentos de mineiros transformam-se rapidamente em cidades.

Um esquema de abastecimento para as minas é organizado por tropeiros paulistas. Sorocaba, no interior de São Paulo, torna-se o maior centro de transporte das tropas de gado para Minas Gerais. Ali se realiza umagrande feira, entre maio e agosto, onde se encontram vendedores e compradores de animais e mantimentos. São paulistas ainda os que avançam cada vez mais para o Sul. Primeiro, desenvolvem roças e fazendas de criação bovina na região de Curitiba. Depois, irrompem nos campos da serra e no pampa rio-grandense para capturar o gado que vivia em liberdade (milhões e milhões de cabeças).

Este sistema...
tracking img