Arborização urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Realizou-se levantamento quantitativo e qualitativo da arborização em um bairro popular de Amparo/SP. Foram encontrados 141 espécimes vegetais, distribuídos em 18 gêneros e 15 famílias, sendo a murta-de-cheiro (41,8%), seguida do alfeneiro-japonês (12,8%), da magnólia (12,8%) e da areca-bambu (6,4%) os espécimes mais abundantes. Calculou-se um déficit de 122 árvores/arbustos nas calçadas.Palavras-chave: arborização urbana, déficit de árvores, Murraya, Ligustrum. Abstract:. Quantitative and qualitative survey of the arborisation in a popular quarter of Amparo/SP was become fulfilled. 141 vegetal specimens distributed in 18 sorts and 15 families had been found, being “murta de cheiro” it (41, 8%), followed of the “alfeneirojaponês” (12, 8%), the “magnolia” (12, 8%) and the “arecabambu” (6, 4%) the most abundant specimens. A deficit of 122 trees/shrubs in the sidewalk was calculated. Key words: urban arborisation, deficit of tree, Murraya, Ligustrum.

Arborização urbana em um bairro popular de Amparo/SP
CARNEIRO-PINTO, Ana Lúcia1 RIBEIRO-FILHO, Basílio Gomes2 ALBERTO, André3

Discente do programa de iniciação científica do curso de Ciências Biológicas do CentroUniversitário Amparense. 2 Biólogo, mestre em Comunicação pela Universidade São Marcos, coordenador e professor do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Amparense. 3 Ecólogo, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e professor do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Amparense.

1

INTRODUÇÃO As árvores exercem ação purificadora por meio da fixação depoeiras, de partículas residuais e de gases tóxicos, proporcionando a reciclagem do ar através da fotossíntese (ELETROPAULO, 1995). Elas são muito importantes para o ecossistema terrestre, uma vez que constituem a base da cadeia alimentar, sustentam a fauna e contribuem para a diversidade biológica do planeta (RICKLEFFS, 1996). A arborização urbana caracteriza-se por árvores de pequeno, médio e grandeporte, plantadas em praças, jardins, canteiros públicos e nos quintais. Nas cidades, as árvores, além de embelezarem as ruas e tornarem as paisagens mais agradáveis, oferecem sombra, absorvem o gás carbônico, liberam o oxigênio à atmosfera, mantém a umidade do ar, ajudando a controlar a temperatura, e também diminuem a poluição sonora (CEMIG, 1997). Numa cidade, o plantio de árvores é realizadoprimariamente pelo governo municipal, mas cabe à população o interesse em solicitar o plantio de novas mudas e o cuidado na manutenção das mesmas. Objetiva-se com o presente estudo realizar um levantamento do número de árvores e arbustos nas calçadas e canteiros públicos de um conjunto habitacional, localizado na cidade de Amparo/SP, a fim de detectar se existe déficit na arborização. MATERIAIS EMÉTODOS O levantamento quantitativo e qualitativo da arborização foi realizado no conjunto habitacional, vereador Hermínio Gerbi (figura 1). As seguintes ruas foram percorridas: Domingos Alberto Marson, Ângelo Frare, Olga Pinarelo Almeida, Vitor Farah, Ludovico Altomani, Filósofo Belloni, Antonio Antonelli, Ariovaldo Barros Camargo, Benjamin Jorge, José Bueno de Godoy e Avenida Carlos Baroni, estaúltima não pavimentada, além de três canteiros públicos que, juntos, totalizam aproximadamente 2.800m2. As árvores e arbustos plantados nas calçadas foram identificados com o auxílio de uma chave taxonômica, até a categoria Família, e através de comparação com livros, até a categoria Gênero (Joly, 1998; Lorenzi, 2002 e 2003; Souza e Lorenzi, 2005). O porte do vegetal – pequeno médio ou grande – foiestimado e, além disso, anotações sobre a existência de problemas nas calçadas (rachaduras ou levantamento provocados pelo sistema radicular da planta) também foram efetuadas. Para este trabalho definiu-se que o vegetal de porte pequeno (arbusto) teria até aproximadamente quatro metros, o de porte médio (árvore) teria até dez metros e acima disso, porte grande (árvore). Foram desprezadas as...
tracking img