Arborixzação

2325 palavras 10 páginas
Atividade Estruturada 1 – 2011-2

ADMINISTRAÇÃO DE REDES EM SOFTWARE LIVRE
Turma: ADMINISTRAÇÃO DE REDES EM SOFTWARE LIVRE (CCT0037/1081427) 3002
Data: _____________
Aluno: _________________________________________ Nota: _______

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
Instalação do Sistema Básico
OBJETIVO: Instalar e configurar um sistema operacional livre. Exercitar os conceitos básicos na administração de redes de software livre.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Conhecer o processo de instalação do sistema operacional Linux. Conhecer o processo de atualização do sistema. Exercitar o processo de administração de usuários. Exercitar o processo de agendamento de tarefas.
DESENVOLVIMENTO:
SEMANA 1:
SELEÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO LINUX E DO LOCAL DE INSTALAÇÃO
Debater com colegas e professor e escolher uma distribuição Linux para ser instalada. Os planos de aula são baseadas na distribuição Linux Fedora (http://www.fedoraproject.org/). Escolher um computador para fazer a instalação do sistema operacional.
Caso o computador não possua uma partição disponível para instalação, utilizar um software de virtualização, criar uma máquina virtual e instalar o Linux na máquina virtual. Pode-se utilizar o VirtualBox (http://www.virtualbox.org/), software de virtualização gratuito.
SEMANAS 2 E 3:
INSTALAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA
Fazer o levantamento dos softwares a serem instalados junto com o Linux e fazer a instalação personalizada. Fazer a atualização do sistema por intermédio da Internet. Exercitar a instalação de novos softwares a partir da Internet.
SEMANA 4:
ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS E GRUPOS
Criar contas de usuários para o sistema utilizando tanto a interface gráfica quanto comandos em terminal. Criar os grupos de usuários alfa e beta. Configurar para que usuários do grupo alfa possam trocar arquivos entre si, assim como usuários do grupo beta possam trocar arquivos entre si, porém usuários de um grupo não devem conseguir acessar arquivos de outro

Relacionados