Arbitragem, conciliação, mediação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PROJEÇÃO

JULIO CESAR IUATA

ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO

Taguatinga, DF

2010

JULIO CESAR IUATA

ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃOTrabalho apresentado como avaliação parcial de rendimento acadêmico da disciplina de pericia – 6º BN - da Faculdade Projeção, ministrada pelo professor: Jarles Handal.

Taguatinga, DF

2010Com a convivência em grupos, sempre surge conflitos, já que, os seres humanos são de diferentes grupos sociais, com isso aparecem às diferenças trazendo polêmicas e colocando em situações dedesentendimentos com o próximo, é por esses motivos a busca por soluções tanto judiciais quanto extrajudiciais.
Com uma grande demanda de processos judiciais, as lides demoram muito tempo paraser resolvidas, trazendo cada vez mais o desgaste emocional e um custo elevado, foi por esse motivo o surgimento de soluções extrajudiciais como arbitragem regida pela lei 9307/96, a conciliação e amediação implantada em 2006 pelo supremo tribunal federal.

Arbitragem

É o método em que as partes delegam poderes a uma terceira pessoa para solucionar a lide, normalmente éespecialista na matéria sendo obrigatório a imparcialidade, ou seja, neutra na solução do conflito.
Conforme a lei 9307/96 art. 2° “A arbitragem poderá ser de direito ou de eqüidade, a critério daspartes”, ou seja, poderá as partes escolher, livremente, as regras de direito que serão aplicadas na arbitragem, desde que não haja violação aos bons costumes e à ordem pública.
Esse tipo desolução de conflito tem como vantagens, o sigilo absoluto, a escolha de como será a regras de procedimento, assim, poderão decidir onde e como dará o processo, conforme o consenso das partes.Conciliação

É um método de solução de conflitos que objetiva a criar uma nova mentalidade, voltada à pacificação social, sendo que as partes escolhem o conciliador que auxiliará, sendo ele...
tracking img