Araxá

Páginas: 12 (2946 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população confirmada pelo censo de 2010 é de 93.071 habitantes. A área é de 1.165 km² e a densidade demográfica, de 79,9 hab./km².

História
O topônimo "Araxá" significa terreno elevado e plano, planalto, chapadão, região mais elevada do que qualquer sistema orográfico e "Araxá:Indígenas que viviam no tabuleiro elevado do extremo oeste de Minas Gerais". A primeira referência aos índios Araxá, que habitavam as terras entre o Rio das Velhas (Araguari) e o Rio Quebra Anzol, foi feita pela expedição de Lourenço Castanho Taques, no século XVI. A presença dos índios e a proximidade do Quilombo do Ambrósio constituíram obstáculo à ocupação das terras da região.
Em 1759,Bartolomeu Bueno do Prado, comandando uma expedição, conseguiu destruir a famosa aldeia de escravos fugitivos. Sete anos depois, Inácio Correia Pamplona exterminou a tribo de índios Araxá.
Os primeiros povoados da região foram para o Desemboque, distrito de Sacramento, atraídos pela exploração do ouro. Posteriormente, com a decadência da mineração, esses moradores dedicaram-se à criação de gado. Entre1770 e 1780, Araxá recebeu seus primeiros moradores, e surgiram as primeiras fazendas da região.
Descoberta a fertilidade da terra e o sal mineral nas águas do Barreiro, o povoamento de Araxá se intensificou. Em 1791, foi criada a Freguesia de São Domingos do Araxá e nomeado o primeiro vigário.
Em 1795, teve a construção da primeira Igreja Matriz de São Domingos por Alexandre Gondim, que tevesuas obras concluídas em 1800.

A edificação da Igreja de São Sebastião, por José Pereira Bom Jardim, ocorreu em 1820. A Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foram criada em 1709 e desmembrada em 1729, com a delimitação da Capitania de Minas Gerais. Na segunda metade do século XVIII, a região do Triângulo Mineiro foi anexada à Goiás, atendendo a um movimento dos moradores do Desemboque.
AFreguesia de São Domingos é elevada o Julgado de São Domingos de Araxá, em 20 de dezembro de 1811, desmembrando-se do Julgado do Desemboque. A partir de janeiro de 1812, começou a exercer jurisdição civil e criminal, possuindo seu Juiz Ordinário. Em 1816, graças ao movimento dos moradores do Julgado de Araxá, o Sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), anexado desde 1766 àCapitania de Goiás, retornou à Jurisdição de Minas Gerais. Ana Jacinta de São José - o mito Dona Beja - viveu e tem seu nome vinculado aos principais acontecimentos de Araxá no período da primeira metade do século XIX. Em quatro de abril de 1831, o julgado é elevado à vila. E em 19 de dezembro de 1865, a Lei Provincial nº 1259 eleva a Vila de São Domingos de Araxá à categoria de cidade. Em 1915 foicriada a Prefeitura.
Influência Indígena

O nome Araxá é um nome indígena que significa "Um lugar onde primeiro se avista o sol". Araxá atribuía nome à tribo que aqui vivia e também à cidade.

O Arraial de São Domingos de Araxá, quando foi formado, fazia parte da antiga Capitania de Goiás, embora este território onde se encontre tenha se figurado anteriormente no mapa de Minas Gerais.
"Aos 25dias do mês de agosto de 1785, nesta paragem dos Sertões dos Araxá, debaixo da serra do mesmo nome, fincamos uma pedra em sentido perpendicular com quatro testemunhas para os quatro pontos cardeais. Daí partiu em direção ao oeste, medindo 2722 cordas de duas braças cada uma, onde fincamos o 2º marco; daí seguiu em direção ao norte onde fincamos o 3º marco defronte a Fazenda do Campo Aberto; daíseguiu em direção ao nascente, na Fazenda Pão de Açúcar onde fincamos o 4º marco, e deste 4º marco em linha reta até o marco peão na Boca da Mata". (Termo de Demarcação da Sesmaria do Barreiro). Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais (região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).
Araxá tem na sua formação geológica riquezas minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Araxá
  • Araxa
  • Araxa
  • Araxas
  • Araxá
  • Araxá.
  • Araxá
  • seminario de araxa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!